MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Primeira captação de pulmão para transplante é realizada no hospital estadual em Araruama

Procedimento teve o apoio de um helicóptero do RJ Transplantes e de diversos profissionais

Por Redação Multiplix
06/06/23 - 09:52
Primeira captação de pulmão para transplante é realizada no hospital estadual em Araruama Força-tarefa foi montada no Hospital Estadual de Roberto Chabo, em Araruama | Fotos: Divulgação/Governo do RJ

Pela primeira vez em sua história, o Hospital Estadual Roberto Chabo (Herc), localizado em Araruama, na Região dos Lagos do Rio, realizou um procedimento de captação de pulmão.

A atividade complexa ocorreu na última semana, mas só foi divulgado pelo governo estadual nessa segunda-feira, dia 5.

Uma força-tarefa foi montada, logo após o início do protocolo de morte cerebral de uma estudante do curso de administração vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Além dos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, a logística teve o apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da equipe administrativa do hospital.

A coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos do Hospital Roberto Chabo, Michele Guedes, falou sobre o início do procedimento:

Contatamos os familiares para fazer o comunicado do óbito e, em seguida, pedir autorização para doação dos órgãos. Assim que obtivemos o aceite familiar acionamos o RJ Transplantes, que programou toda a logística.

Parentes da paciente participaram de todas as etapas do processo de captação. Um dos momentos mais emocionantes foi o chamado 'corredor humano', formado pelos funcionários do hospital que, com palmas, agradeceram o ato de doação.

O marido da estudante, Edson Campos, falou emocionado:

Ela era uma pessoa alegre, que gostava de ajudar as pessoas. E até neste momento de partida ela continuou ajudando quem precisava de um órgão para viver.

Segundo o governo do estado, além do pulmão, a equipe de transplante também fez a captação de coração, fígado, rins, córneas e ossos. Todos os órgãos captados foram doados para pacientes que estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde e controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes.

O Hospital Estadual Roberto Chabo possui um ambulatório de pós-operatório e conta com 83 leitos ativos, sendo nove de UTI. A unidade recebe pacientes regulados em Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema.

Sobre o RJ Transplantes

No ano passado, o programa RJ Transplantes, da Secretaria de Estado de Saúde, alcançou um recorde histórico na captação de órgãos e realização de transplantes. Os números atingidos foram os mais altos desde o início da série histórica em 2010.

Após um período de diminuição devido à pandemia de Covid-19, no ano anterior, foram registradas 1.152 notificações de possíveis doadores, resultando em 349 doações e 2.650 transplantes. Somente nos primeiros quatro meses de 2023, de janeiro a abril, já foram realizados 542 transplantes.

O helicóptero da Superintendência de Operações Aéreas (SOAer) foi responsável pelo transporte de 145 órgãos destinados a transplantes em 2022. Em dois anos de atividade, foram transportados um total de 296 órgãos.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.