MENU

Portal Multiplix

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prefeitura de Friburgo realiza mudanças no calendário e no grupo prioritário da vacinação contra Covid-19

Gestantes e puérperas ganham mais um dia para se vacinar e pais e responsáveis de pessoas com deficiência intelectual entram para lista de prioridade

Por Redação Multiplix
21/07/21 - 15:05
Prefeitura de Friburgo realiza mudanças no calendário e no grupo prioritário da vacinação contra Covid-19 Cronograma de vacinação contra a Covid-19 ganha novo grupo prioritário | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou ontem, 20, mudanças no calendário e no grupo previsto para vacinação contra a Covid-19. Pais e responsáveis de pessoas com deficiência intelectual passam a fazer parte do grupo prioritário, e gestantes e puérperas terão um dia específico para receber a primeira dose.

De acordo com o Executivo municipal, a inclusão dos pais e responsáveis por pessoas com deficiência intelectual atende determinação da lei estadual 9.264/21.

Esse grupo poderá receber o imunizante nos dias e horários de vacinação da primeira dose do público em geral.

Os pais e responsáveis devem apresentar uma declaração da instituição que atende ao paciente que comprove a deficiência intelectual do filho ou do tutelado.

De acordo com a lei, são consideradas condições de deficiências intelectuais a síndrome de Down, síndrome do X-frágil, síndrome de Prader-Willi, síndrome de Angelman, Alzheimer, transtorno do espectro do autismo (TEA), doenças incapacitantes, temporárias ou permanentes e quaisquer outras descritas pelo médico.

Gestantes e puérperas

A aplicação da vacina contra a Covid-19 em gestantes e puérperas terá um dia específico, nesta sexta-feira, 23.

Esse grupo poderá receber a vacina das 9h às 15h, exclusivamente na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), na Lagoinha.

Para receber a vacina, é necessário a apresentação do laudo médico com a autorização para o recebimento do imunizante, além do CPF, RG, cartão do SUS e também comprovante de residência.

Já no dia 30 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde vai aplicar a segunda dose em gestantes e puérperas que tomaram a primeira do imunizante AstraZeneca quando o mesmo ainda era autorizado pelo Ministério da Saúde para esse público.

De acordo com a prefeitura, nessa segunda dose será aplicada a vacina da Pfizer, já que o governo do estado instruiu, por meio de uma nota técnica, o uso desse imunizante para grávidas e puérperas que já tomaram a AstraZeneca.

A aplicação vai acontecer no dia 30, das 9h às 15h, também na Uerj, na Lagoinha. Além da documentação exigida, será necessária a apresentação do cartão que comprove o recebimento da primeira dose.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.