MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Parceria entrega 660 máscaras para instituições de saúde de Nova Friburgo

União de pesquisadores e indústrias gera a criação e doação para unidades que estão combatendo o novo coronavírus

Por Redação Multiplix
03/04/20 - 15:02
Parceria entrega 660 máscaras para instituições de saúde de Nova Friburgo Máscaras foram produzidas em impressoras 3D e entregues a instituições de saúde de Nova Friburgo | Foto: Divulgação/Firjan

Uma rede formada por professores, pesquisadores, instituições de ensino e indústria está produzindo máscaras para a proteção de profissionais de saúde que atuam no enfrentamento do coronavírus em Nova Friburgo. Na última quinta-feira, dia 2 de abril, um total de 660 unidades foram entregues para as mais diversas instituições de saúde da cidade.

A iniciativa reúne a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), a empresa Persona 3D, a indústria Stam, e a Firjan SENAI, que abriu as portas de seu FabLab e oficinas para a produção de partes do equipamento.

Hospital São Lucas recebeu 100 máscaras para profissionais que estão na linha de frente do combate ao covid-19Hospital São Lucas recebeu 100 máscaras para profissionais que estão na linha de frente do combate ao covid-19 | Foto: Divulgação/Firjan

As doações foram divididas da seguinte forma:

  • 150 para o Hospital Municipal Raul Sertã
  • 200 para o Conselho Regional de Odontologia
  • 60 para o Corpo de Bombeiros -150 para o Hospital Unimed
  • 100 para o Hospital São Lucas

A máscara, também conhecida como Face Shield, é composta por três partes: a viseira, o visor e a faixa de fixação. Ela cobre uma extensão maior do rosto, protegendo do contato com gotículas expelidas pelo paciente por tosse ou espirro e, por isso, se tornou item essencial no dia a dia dos profissionais de saúde.

Os primeiros protótipos foram feitos em impressoras 3D, onde as viseiras demoraram cerca de uma hora e meia para ficarem prontas. Os elásticos, que auxiliam no conforto e estabilidade do equipamento, foram doados pelo Espaço da Moda da Firjan SENAI e os visores fabricados em máquinas de corte a laser do FabLab.

O professor Lucas Lima, coordenador logístico do projeto, lembra que a iniciativa partiu da união de pesquisadores liderados pelo professor da Uerj, Edgard Poiate, que aperfeiçoaram o design de projeto de máscaras disponibilizadas na internet.

“Os primeiros protótipos foram produzidos em impressoras 3D. Assim, conseguimos reduzir de 4 horas para somente 1 hora e meia, mas ainda assim, o tempo era longo demais. A chegada da indústria deu grande contribuição com aumento de escala, volume e tempo”, disse.

O time de pesquisadores ainda é formado pelos professores Isis Poiate, da UFF, e Matheus Raposo, da empresa Persona 3D.

A chegada do grupo Stam deu ganho de escala e produtividade ao projeto, além de reduzir os custos. A partir da fabricação de um molde, a peça passou a ser injetada e o tempo de produção das viseiras foi reduzido de uma hora e meia para apenas 15 segundos, aumentando de 200 para 3 mil máscaras por dia.  No primeiro lote, entregue na última quinta-feira, 2, 660 máscaras foram distribuídas ao Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Regional de Odontologia. A meta é atingir 10 mil máscaras, mas insumos são necessários.

Adesão das indústrias

O sucesso da iniciativa chamou a atenção de outros municípios e de outras empresas que passaram a fazer a doações de insumos para o aumento da produção: Hak e Suspiro Íntimo, empresas do setor têxtil e de confecções, fizeram mais uma doação de elásticos.

Já o grupo PSA, montadora de veículos localizada em Porto Real, fará a doação de insumos através de uma ação conjunta ao FabLab da Firjan SENAI, em Resende. A previsão é que mais 6 mil máscaras sejam fabricadas.

“A rede colaborativa se torna cada vez maior. Assim queremos contribuir com a doação de máscaras para outras cidades, além do compartilhamento do código para que os protetores sejam feitos por outros makers em outros estados”, completa Lima.

Instituições financeiras que queiram receber os protetores faciais podem preencher o formulário no link: http://forms.gle/otsvJsvLkYGihJds5.

Empresas e pessoas interessadas em participar do projeto com doação de insumos ou mão de obra devem fazer contato pelo email: faceshield.novafriburgo@gmail.com.  


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.