Hemocentro de Nova Friburgo está com estoque muito baixo e precisa de doações
Todos os tipos sanguíneos são necessários, pois pequena frequência de doadores pode comprometer a realização de cirurgias no hospital da cidade

O Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins, que fica em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, está com estoque muito baixo de sangue e precisa da doação de todos os tipos sanguíneos.
De acordo com a prefeitura, ao longo desta última semana, a unidade forneceu uma grande quantidade de bolsas para atender doentes graves no Hospital Municipal Raul Sertã e na Maternidade Mario Dutra de Castro, e acabou ficando desabastecida.
Para continuar socorrendo pacientes, é fundamental a colaboração de todos que possam doar. Para isso, é necessário o mínimo de 15 doadores diários para garantir um nível adequado no estoque, mas a média registrada na última semana, segundo a prefeitura, foi de apenas sete por dia.
A baixa frequência de doadores pode comprometer a realização de cirurgias e, em função disso, a direção do hemocentro solicita que os doadores regulares, que já puderem retornar, e novos doadores, compareçam à unidade.
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e portar documento de identidade original com foto. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável legal.
Não é recomendado ir em jejum, basta não consumir bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação.
O hemocentro funciona no prédio anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2523-8084.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.