Arraste a cadeira do trabalho e comece a se alongar!

Como o Pilates pode evitar doenças relacionadas às atividades profissionais

Por Juliana Guzzo
07/05/19 - 11:24
Arraste a cadeira do trabalho e comece a se alongar! Pilates pode evitar doenças relacionadas às atividades profissionais | Foto: Banco de Imagem

Seis, sete, oito horas por dia sentado, quase na mesma posição. Essa é a rotina de muitos trabalhadores. Com poucas pausas durante o expediente, essa prática pode causar malefícios à saúde, desde disfunções, estresse até problemas de colunas que podem levar ao afastamento do funcionário da atividade.

Por esses motivos, muitas empresas já investem em Ginástica Laboral (GL) no ambiente corporativo. Profissionais de saúde ensinam exercícios que ajudam a diminuir a probabilidade de lesões etambém promovem as pausas necessárias, compensando os movimentos repetitivos.

Algumas empresas têm ido além e provido atividades físicas dentro do horário do expediente. O Pilates tem sido uma escolha de grandes firmas. Associado à GL, o Pilates complementa as atividades. Feita sozinha, a prática é realizada após uma avaliação individual de cada funcionário, com a elaboração de um programa de exercício de forma individualizada, de acordo com a função exercidana empresa.

Com orientação do instrutor e utilizando acessórios como bolas, bolas suíças, colchonetes, faixas elásticas, halteres e rolos, a atividade, além trazer benefícios, também se torna divertida. Qualquer pessoa pode praticar Pilates, como explica a fisioterapeuta Christina Gerk, que atua na cidade de Cordeiro: “em qualquer idade, a prática do método Pilates só vem trazer benefícios no nosso dia a dia. Dentre eles podemos citar: aumento da concentração; melhora do alongamento; melhor consciência e controle corporal; correção da postura; aumento de flexibilidade, tônus e força muscular; alívio das tensões, estresse e dores crônicas. Além de estimular o sistema circulatório, facilitando a drenagem linfática natural e, assim, eliminando toxinas do organismo”.

Os benefícios para a empresa vão além da melhora física, promovendo mais atenção dos colaboradores às atividades do trabalho e menos estresse. O Pilates contribui para preparar o corpo e a mente para a jornada de trabalho, ajudando cada indivíduo a encontrar o equilíbrio entre o físico e a mente.