MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Alvos de chinelos e raquetes mata-mosquitos, será que os insetos sentem dor?

Esses pequenos seres possuem um tipo de percepção sensorial que equivale ao que chamamos de dor

Por Sara Schuabb
04/02/19 - 10:53
Alvos de chinelos e raquetes mata-mosquitos, será que os insetos sentem dor? Os insetos sentem dor se a considerarmos como um desconforto físico provocado por fatores ambientais | Foto: Banco de Imagem

Atire a primeira pedra quem nunca matou um mosquito ou uma barata, ou quando criança pisou em formigas ou desmembrou um inseto por curiosidade. Talvez, por serem minusculamente menores que nós, humanos, não nos importemos tanto em destruí-los sem qualquer piedade. Mas o que muitos não sabem é que esses seres-vivos também reagem sensorialmente quando algo de errado ocorre em seu organismo. De acordo com o biólogo especialista em Ecologia Humana, Desenvolvimento Sustentável e Recursos Hídricos, Péricles Muniz Brito, podemos afirmar que os insetos sentem dor se a considerarmos como um desconforto físico provocado por fatores ambientais.

“Os insetos possuem terminações nervosas similares às que nós, humanos, temos. Por isso, é razoável supor que eles possuem algum tipo de percepção sensorial equivalente ao que nós chamamos de dor. Só não dá para afirmar que essa dor é igual à nossa, uma vez que os homens têm um tipo de consciência diferente da dos insetos.”, explica.

O sistema nervoso dos insetos consiste em um cérebro localizado na cabeça e um cordão nervoso localizado ventralmente, com gânglios em cada segmento. As estruturas sensoriais desses pequenos animais estão distribuídas em várias partes de seu esqueleto e possuem, ainda, mecanismos de bloqueio de dor diferentes e mais eficientes que os dos humanos.

Ainda, segundo o biólogo, os insetos são capazes de se afastar de algo que lhes cause desconforto e possuem mecanismos de bloqueio de dor diferentes e mais eficientes que os dos humanos. “Graças a esses mecanismos, uma barata continua a andar mesmo depois de ter uma perna arrancada. Se caso isso nos acontecesse, certamente perderíamos a consciência ou morreríamos.”

Insetos possuem mecanismos de bloqueio de dor diferentes e mais eficientes que os dos humanosInsetos possuem mecanismos de bloqueio de dor diferentes e mais eficientes que os dos humanos | Foto: Banco de Imagem


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.