Parabéns, Macuco! Cidade comemora 25 anos de emancipação nesta segunda
Conheça mais da história do antigo distrito de Cordeiro

Conhecida por ser a menor cidade em número de habitantes e o maior produtor de leite do estado do Rio de Janeiro, a cidade de Macuco, na Região Serrana do Rio, completa nesta segunda-feira, dia 28 de dezembro, 25 anos de emancipação.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vivem na cidade cerca de 5.599 pessoas.
O município de Macuco também é conhecido como o maior produtor de leite do Rio e trabalha através de duas fábricas: a Cooperativa de Macuco, que produz bebidas lácteas e produtos como requeijão, doce de leite e manteiga; e a CCA Laticínios, voltada para a produção de leite em pó. A pecuária é a principal atividade da região.
O título de capital estadual do leite foi dado ao município através de uma lei de autoria da deputada Martha Rocha (PDT), sancionada em 2016 pelo então governador do Rio Francisco Dornelles.
A cidade fica a 210 km da capital carioca e, de Nova Friburgo, é possível chegar de ônibus ou de carro, em um percurso que leva, em média, 40 minutos.
Vale lembrar que Macuco era distrito de Cordeiro, que por sua vez, era subordinado a Cantagalo. Cordeiro conseguiu sua autonomia municipal em 1943 e Macuco se tornou cidade após plebiscito realizado em 28 de dezembro de 1995.
Em sua última eleição municipal, realizada em 15 de novembro deste ano, o único candidato a prefeito de Macuco, Bruno Boaretto (PL), recebeu 4.416 votos e foi reeleito com 100% dos votos.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.