MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

"Não se vive sem cultura!", jornalista cultural fala das dificuldades do setor na pandemia

No Dia Nacional da Cultura, criador do site Ziriguidum, o niteroiense Beto Feitosa, fala sobre o projeto e o atual momento do setor

Por Matheus Oliveira
05/11/20 - 17:29
"Não se vive sem cultura!",  jornalista cultural fala das dificuldades do setor na pandemia Jornalista Beto Feitosa criou site para divulgar setor artístico em todo o Brasil | Foto: Reprodução/Julio Piñón

Despertando emoções e funcionando como alimento para a mente e a alma, a cultura celebra nesta quinta-feira, dia 5 de novembro, o Dia Nacional da Cultura. Em tempos de pandemia, o setor tenta sobreviver em meio à falta de apresentações ao vivo e a diminuição das receitas. Para saber como a área cultural tem buscado ser fonte de inspiração em meio às dificuldades, o Portal Multiplix conversou com o jornalista Beto Feitosa que criou, em 1998, o Ziriguidum, site voltado para o mundo da música.

Niteroiense, o jornalista cultural Beto investiu no Ziriguidum como um espaço múltiplo de criação com entrevistas e divulgação do trabalho da classe musical.

Ele revela que em parceria com o portal UOL promoveu diversos chats, lançamentos e chegou a editar o primeiro programa de rádio produzido exclusivamente para a web, o RadioAtivo.

O programa estreou em 1988 e trouxe entrevistas exclusivas com Rita Lee, Leila Pinheiro, Zélia Duncan, Moska, Verônica Sabino, Lô Borges entre outros nomes.

O profissional de Comunicação revela, ainda, que discos dos artistas eram divulgados com antecedência em uma espécie de streaming dentro do Ziriguidum.

Desde 2017, o conteúdo do site passou a ser publicado diretamente no Facebook, Instagram, YouTube e Spotify.

Mas esta rica história cultural viu tudo mudar em 2020. Com a pandemia do novo coronavírus, os shows pararam, casas de shows fecharam e artistas perderam renda, assim como vários integrantes do setor.

Assim, ao lado de Cláudio Lins, cantor e filho de Ivan Lins, eles decidiram criar o Festival Ziriguidum.

“O Cláudio me ligou e perguntou o que a gente iria fazer e me deu o exemplo de Portugal que estava fazendo lives com os artistas. Com essa inspiração, criamos o festival. Assim, convidávamos os artistas e durante dois meses fizemos apresentações toda semana. Agora, ele ocorre quinzenalmente, sempre às sextas, sábados e domingos”, declara.

Ele afirma que no momento, as lives possuem sempre um tema unindo música e causas sociais. Em uma delas, o festival decidiu fazer apresentações para ajudar o Beco das Garrafas, reduto boêmio de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.

A próxima live vai ter tema ecológico e vai contar com músicas que citam a ecologia.

Por fim, Beto destaca que a cultura foi um dos setores que mais sofreram com a pandemia e vem buscando apenas sobreviver. No entanto, ele destaca a importância dos artistas neste momento tão difícil vivido pela humanidade.

“Os artistas, nesta pandemia, estão agindo como médicos, e apesar das dificuldades e preocupações, estão levando alegria e um pouco de alento para as pessoas. Quero parabenizar os nossos artistas e dizer que não se vive sem cultura”, conclui.

Celebrado anualmente no dia 5 de novembro, o Dia Nacional da Cultura foi estabelecido por lei em 1970.

Ele é comemorado nesta data em razão do aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923).

Programação Dia da Cultura

Para celebrar a data, o Sesc Rio promove uma série de eventos online. Confira os que ainda vão ocorrer:

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.