MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Museu arqueológico em Rio das Ostras conta história de povo pré-histórico

Sambaquis, como eram chamados, viveram no litoral da região há milhares de anos e ajudaram a dar nome ao município

Por Bernardo Fonseca
16/07/18 - 10:40
Rio das Ostras e das antológicas histórias Vista interna do Museu Sampaqui. | Amanda Tinoco

Oficialmente Rio das Ostras é um município jovem, com apenas 25 anos, desde sua emancipação de Casimiro de Abreu. Mas, se a cidade ainda está começando, a história do povoamento dessa região vai longe. Tem origem entre três e sete mil anos atrás, quando o local era habitado pelos sambaquianos.

Anteriores aos índios Tamoios e Goitacazes, que viviam nessa área à época da chegada dos portugueses, esse povo pré-histórico tinha um hábito alimentar baseado no consumo de moluscos, em especial ostras, extremamente abundantes. E o mais curioso: após consumi-las, as conchas eram amontoadas. Daí a origem do nome sambaqui, de origem no tupi-guarani, que significa “amontoado de conchas”. As enormes pilhas viravam verdadeiros morros, que mediam de dois a 20 metros de altura.

A história da habitação de Rio das Ostras por esse povo é contada no Sítio Museu Arqueológico Sambaqui da Tarioba. O local foi construído, como o próprio nome indica, sobre um sítio arqueológico, escavado por arqueólogos entre 1997 e 1998, e que revelou mais de 20 ossadas de sambaquianos, diversas peças e artefatos da época e, é claro, amontoados e amontoados de conchas.

A maioria desses achados foi mantida intacta no local, que disponibiliza também curiosidades encontradas em outros sítios arqueológicos do município, maquetes que simulam uma Rio das Ostras de milênios atrás e uma escultura que reproduz as feições dos sambaquianos.

O museu funciona na Rua Bento Costa Júnior, 70, no bairro Boca da Barra, em Rio das Ostras. O ingresso custa R$ 5. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 12h às 17h.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.