MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pescadores e turistas participam de resgate de baleia na Praia Grande, em Arraial do Cabo

Mobilização para salvar o animal também contou com a ajuda do Corpo de Bombeiros

Por Redação Multiplix
27/02/24 - 15:54

Uma baleia jovem da espécie bryde ficou presa entre várias rochas, em uma área conhecida como Ponta da Cabeça, na Praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, na segunda-feira, 26. Cercada por pedras, a situação exigiu uma rápida ação de pescadores, turistas e bombeiros do posto guarda-vidas local.

As imagens impactantes e capturadas pelo dronemaker Marcelo Gah, do Projeto Mar de Baleias da Funtec Ambiental, que monitora a fauna marinha na cidade, documentaram a complexidade do resgate. A baleia aparece já ferida, se debatendo, enquanto o grupo corre contra o tempo.

O animal chegou a ficar preso em dois pontos das rochas, mas o incidente teve um desfecho positivo.

Utilizando técnicas de pesca, eles conseguiram afastar a baleia das áreas rochosas, permitindo sua orientação para mar aberto. Embora tenha sofrido ferimentos significativos, o animal conseguiu se livrar das rochas com a ajuda dos envolvidos no resgate e retornar ao seu habitat.

O governo municipal alerta que quem avistar animais encalhados ou feridos na região deve entrar em contato imediatamente com as autoridades competentes. O ideal é evitar se aproximar para não ocasionar mais riscos ao animal e a si próprio.

A Funtec Ambiental informou que a presença das baleias da espécie bryde na costa de Arraial do Cabo é comum no verão, principalmente na temporada de lula. Além de alimentação, o animal também chega à região para se reproduzir.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.