MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Governo estadual lança Plano de Contingência para as chuvas de verão

Documento traça protocolos para resposta rápida e integrada no território fluminense

Por Redação Multiplix
15/12/20 - 16:36
Governo estadual lança Plano de Contingência para as chuvas de verão Plano de Contingência será enviado aos 92 municípios fluminenses | Foto: Divulgação/Governo do estado

Foi lançado nesta terça-feira, 15, um Plano de Contingência para as chuvas de verão 2020/2021 no estado do Rio de Janeiro. De acordo com o governo estadual, o documento traça protocolos para resposta rápida e integrada a emergências causadas por chuvas intensas no território fluminense.

O lançamento foi feito no Palácio Guanabara, após a realização de um exercício simulado, a cargo da Secretaria Estadual de Defesa Civil (Sedec-RJ), que capacitou agentes.

“Este não é um plano de uma secretaria só. É um plano estadual para que possamos minimizar os impactos das chuvas para a população. Sempre fui defensor de que as secretarias e órgãos se falem. Não temos controle sobre a quantidade de chuva que cairá, mas sabemos que no Rio de Janeiro há questões perenes, e uma delas é a chuva. Não tenho dúvida de que o estado está avançando na parte de planejamento, organização e logística”, afirmou o governador em exercício Cláudio Castro, que solicitou a elaboração do plano de contingência ainda em setembro.

Ainda segundo o governo do estado, o plano, que tem vigência de 12 meses, foi formulado com base em uma extensa análise de cenários de risco, no monitoramento constante de dados meteorológicos, hidrológicos e geológicos e na gestão inteligente de recursos, de forma articulada com os 92 municípios do estado.

“O Plano de Contingência orienta o que deve ser feito e por quem em cada estágio de emergência, visando à volta ao estágio de normalidade e minimizando impactos. Ele é parte fundamental da estratégia da Sedec-RJ para o período de chuvas, que também inclui o desenvolvimento de mapas que mostram os locais mais suscetíveis a ocorrências de movimentação de massas; a reativação de sirenes em localidades com risco iminente; a capacitação de agentes; e a criação de cadernos para orientar as prefeituras, por exemplo”, explicou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Leandro Monteiro.

Plano para os municípios

A Defesa Civil Estadual irá fornecer aos municípios um modelo básico do Plano de Contingência, para tornar mais eficientes as respostas às emergências. O plano poderá ser preenchido levando em conta as peculiaridades de cada localidade, otimizando a condução das crises.

Além disso, a Sedec-RJ também vai disponibilizar Cadernos de Recomendações para os gestores públicos municipais, com sugestões de políticas públicas, ações e boas práticas para uma administração voltada para a redução de riscos de desastres. Esse material tem base em Relatórios de Diagnose.

O material, particularmente útil para os recém-eleitos, também vai orientar os prefeitos sobre a utilização de ferramentas de gestão desenvolvidas pela Defesa Civil para promoção da resiliência, ainda segundo o governo.

Hotsite

Além do Plano de Contingência, o estado criou um hotsite que facilita a comunicação com a população e estimula a atuação articulada com os municípios fluminenses. O canal, desenvolvido pelo Proderj, detalha ações planejadas na área de Defesa Civil, fornece informações meteorológicas atualizadas, indica possíveis ameaças de deslizamentos, inundações, alagamentos e enxurradas, aponta as áreas suscetíveis, além de informar contatos de emergência.

O site também conta com orientações importantes sobre como evitar situações de risco e o que fazer em cada tipo de emergência.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.