MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Folia de Reis vai animar a Praça da Cidadania, em Cabo Frio, nesta quinta-feira

Manifestação cultural é patrimônio imaterial do município

Por Vinícius Pereira
04/01/22 - 11:26
Folia de Reis vai animar a Praça da Cidadania, em Cabo Frio, nesta quinta-feira Grupos se apresentam a partir das 20h | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Nesta quinta-feira, 6, a partir das 20h, moradores e visitantes de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, vão ter a oportunidade de participar de uma das manifestações culturais mais tradicionais do Brasil: a Folia de Reis.

Em 2021, a festividade foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do município.

De acordo com a prefeitura de Cabo Frio, o evento vai reunir as folias Estrela do Oriente e Estrela D'alva, na Praça da Cidadania, próximo à Praia do Forte.

A Folia de Reis é uma manifestação folclórica que celebra a adoração dos magos ao nascimento de Jesus Cristo. Sua origem está associada a uma tradição cristã de origem portuguesa e espanhola, foi trazida para o Brasil no século XIX.

Folia de Reis é patrimônio cultural imaterial de Cabo Frio

O prefeito José Bonifácio sancionou em março do no ano passado, a lei 3.268/2021, onde passam a ser consideradas Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Cabo Frio as manifestações teológicas, culturais, cênicas, musicais, saberes e festividades relativas à Folia de Reis. O PL possui autoria do vereador licenciado, Davi Souza, e coautoria do vereador Miguel Alencar.

Com a sanção, o Dia de Reis, comemorado no dia 6 de janeiro, passou também a integrar o calendário oficial de eventos da cidade.

Para Davi, as ações desenvolvidas por esses grupos, fortalecem os laços de convivência na sociedade por meio da simbologia e luta apresentadas por quem não deixa essa cultura se apagar.

“A lei que reconhece a Folia de Reis como patrimônio cultural imaterial em Cabo Frio tem um valor especial na minha história. Além de ter sido a primeira lei produzida pelo meu mandato como vereador, essa lei traduz uma tradição importante na memória de minha família. A Folia de Reis é patrimônio de Cabo Frio e jamais deixaremos de contar essa história”, disse o atual secretário de governo.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.