Xeque-mate: estudantes de Teresópolis vencem torneio de xadrez no Rio
Competição anual contou com a participação de mais de 500 atletas, de 39 escolas do estado
06/09/22 - 17:28
.jpg)
A equipe do GEO Rose Dalmaso, escola municipal de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, conquistou a medalha de ouro, na categoria Sub-13 feminina, no torneio de xadrez ‘Intercolegial 40 Anos’.
O evento foi realizado no último sábado, dia 3, no ginásio do Santa Mônica Centro Educacional, na unidade de Cascadura, no Rio de Janeiro.
A competição anual contou com a participação de mais de 500 atletas, de 39 escolas do estado do Rio de Janeiro, divididos em 8 categorias (Sub-13 a Sub-18).
“Parabéns à equipe do GEO Rose Dalmaso pelo excelente resultado conquistado no torneio de xadrez. A educação é uma prioridade na gestão do prefeito Vinicius Claussen e a implantação do programa Ginásio Experimental Olímpico nas escolas é uma vitória para a cidade. Tenho certeza de que vamos colher muitos frutos com o GEO!”, disse a secretária de Educação, Satiele Santos.
O GEO
O Cedal (Centro Educacional Rose Dalmaso) foi a primeira escola municipal de Teresópolis a receber o programa GEO – Ginásio Experimental Olímpico, no início do ano letivo de 2022.
O programa tem como objetivo levar a temática olímpica para o ambiente escolar, proporcionando a interação entre todas as disciplinas dos conteúdos regulares, com ênfase nos valores olímpicos.
A proposta pedagógica é direcionada aos anos finais do ensino fundamental e voltada para os valores esportivos aluno-atleta-cidadão, dando oportunidade aos estudantes com aptidões esportivas de desenvolverem seu potencial.
Para isso, o Cedal passou a funcionar em horário integral, das 7h30 às 15h30.
O torneio
Mais de oito mil peças passearam pelos 261 tabuleiros no ginásio do Santa Mônica Centro Educacional, na unidade de Cascadura.
Os jogos começaram pela manhã e invadiram a tarde em seis rodadas emocionantes. E todo esse sentimento resultou em equilíbrio nos pódios entre as escolas, que revezavam as vitórias e os xeque-mates.
O Santa Mônica Centro Educacional, time da casa, conquistou o ouro na categoria Sub-18 livre feminina, a prata na Sub-18 livre masculina e o bronze na Sub-15 não federada feminina. A Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, de Marechal Hermes, conquistou o ouro na categoria Sub-13 masculina.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.