Brasil perde para Croácia nos pênaltis após empate e está fora da Copa do Mundo do Catar
Derrota nas penalidades pelas quartas de final do torneio adia sonho do hexa para 2026
Seleção croata foi superior em parte da partida
|
Foto: Reprodução/FIFA
O Brasil está eliminado da Copa do Mundo do Catar 2022. A seleção perdeu para a Croácia nos pênaltis por 4 a 2 após empatar em 1 a 1, nesta sexta-feira, dia 9, e teve o sonho do hexa adiado para 2026.
Primeiro tempo
A partida começou com o Brasil tomando a inciativa e tendo a primeira boa chance numa jogada individual de Vinícius Júnior. Mas, apesar do bom início, foi a Croácia que tomou conta da primeira etapa.
Logo aos 12 minutos, Luka Modrić fez boa jogada pela direita numa boa troca de passes com Juranović e finalização de Kramarić. Até os 30 minutos do primeiro tempo, a seleção croata esteve melhor.
O Brasil voltou a levar perigo nos minutos finais da primeira parte do confronto, mas não foi suficiente para dominar as investidas de ataque. Por outro lado, a Croácia teve mais posse de bola nos primeiros 45 minutos.
Segundo tempo
Já no segundo tempo, a seleção brasileira voltou com mais velocidade pelos lados e com Neymar buscando mais o jogo pelo meio-campo. As melhores oportunidades vieram pelos pés do camisa 10.
O Brasil foi superior nos primeiros 15 minutos, mas novamente a Croácia soube encontrar espaços na defesa brasileira e voltou a levar perigo em jogadas aéreas.
O desempenho ficou mais equilibrado entre as seleções, mas o cansaço foi ficando aparente e a prorrogação se desenhou pela falta de chances claras de gol no segundo tempo.
Prorrogação
Durante os 30 minutos finais, o Brasil aproveitou o evidente esgotamento físico da Croácia para fazer forte pressão com as entradas de Anthony e Rodrygo, que tiveram boas oportunidades em jogadas individuais.
Mas foi Neymar que marcou o primeiro gol da partida no último minuto do primeiro tempo da prorrogação. Numa tabela com Paquetá, o camisa 10 entrou na área e chutou sem chance para o goleiro croata.
Na segunda parte da prorrogação, a Croácia mais uma vez teve que tomar a inciativa, mas o Brasil soube se defender bem até os 11 minutos do segundo tempo, quando o atacante Petković num bom chute empatou a partida.
Penalidades
A Croácia iniciou as cobranças e abriu o placar com Vlasic. O atacante Rodrygo perdeu pelo Brasil. Depois: Majer, Casemiro, Modric, Pedro e Orsic acertaram suas cobranças na sequência, até que Marquinhos acertou a trave, definindo a eliminação brasileira.
Com o resultado negativo, a seleção brasileira volta pra casa após cinco jogos disputados no torneio. Essa é a segunda vez consecutiva que o Brasil cai nas quartas de final da Copa.
Trajetória na competição
A estreia da seleção canarinho no mundial foi com vitória diante da Sérvia, por 2 a 0. No segundo confronto ainda pela fase de grupos, os comandados de Tite conquistaram mais um triunfo perante a Suíça por 1 a 0.
A primeira derrota, entretanto, veio em duelo contra Camarões em jogo válido pela última rodada da primeira fase. Na ocasião, os reservas da amarelinha perderam por 1 a 0.
A melhor exibição do Brasil foi contra a seleção da Coreia do Sul, em partida das oitavas de final. Uma goleada por 4 a 1, colocou a seleção nas quartas para enfrentar a Croácia.
“Foi uma derrota dolorida, porém estou em paz comigo mesmo. É o fim do ciclo”, disse Tite, agora ex-técnico da seleção brasileira, em entrevista coletiva após a derrota.
Decepção da torcida em Nova Friburgo
Centenas de friburguenses acompanharam a derrota da seleção por meio de um telão | Foto: Gee Santos
Como ocorreu durante toda a competição, centenas de torcedores se reuniram no Espaço Arp, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, para assistir ao jogo contra a Croácia.
Quem foi ao local, no entanto, voltou para casa com o gosto amargo da derrota e terá que esperar mais quatro anos, até a Copa do Mundo de 2026 para se reunir na torcida pelo hexa.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.






