MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Airsoft: esporte tem legislação específica e lema anti-violência

Caso de homem que efetuou disparos contra civis em Nova Friburgo, utilizando armamento da modalidade, repercutiu entre adeptos da prática esportiva

Por Redação Multiplix
04/12/19 - 17:14
Airsoft: esporte tem legislação específica e lema anti-violência Reconhecido como prática esportiva, o airsoft tem como lema honra, respeito, hierarquia e disciplina | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Nas últimas semanas, a população de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, esteve apreensiva com a notícia de que um atirador, utilizando uma arma de airsoft, realizou disparos contra civis em diversos pontos da cidade. O suspeito, cuja identidade não foi divulgada, foi preso na terça-feira, 3, e confessou os ataques.

O incidente teve bastante repercussão também entre a comunidade de jogadores de airsoft do município, que repudiaram o acontecido e aproveitaram para frisar que o esporte não incentiva qualquer ato de violência.

O gerente comercial Diogo Cordeiro, integrante de um grupo de praticantes de airsoft de Nova Friburgo, acredita que o atirador não esteja entre os membros das equipes da cidade.

“Nós achamos (esses ataques) repugnantes. Esse tipo de atitude não faz parte do nosso lema, e se algum membro fosse pego em uma situação assim seria expulso (da comunidade)”, afirma Diogo.

O airsoft possui legislação específica, em vigor desde janeiro de 2018. Entre outros artigos, ela prevê que os marcadores tenham ponteiras laranjas, para diferenciá-los das armas letais, e que sejam sempre transportados sem munição.

Quem não segue a determinação pode perder a arma e até ser preso por transporte de simulacro, ou seja, da imitação de um armamento real.

Armas utilizadas durante competições de airsoftArmas utilizadas durante competições de airsoft | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

“As armas, que são chamadas AEGS, só podem ser transportadas nas caixas originais, e com a nota fiscal”, esclarece Fabiana Kaiuca, admiradora do esporte e dona de uma loja que vende alguns dos equipamentos táticos utilizados nessa prática esportiva.

O airsoft é um esporte que simula situações de combate militares e policiais de forma realista. Os jogadores participam com equipamentos de proteção, e as armas utilizadas são apropriadas para o jogo, com munições confeccionadas de plástico.

Quem pratica, garante que a atividade possui diversos benefícios, como a aquisição de força, resistência física e coordenação motora, além do aumento de autoconfiança e liberação do estresse.

Apesar de não-letal, o disparo de uma arma de airsoft pode causar pequenos ferimentos. A energia média de uma arma de airsoft está na faixa de um a dois joules. Para efeitos de comparação, uma carabina de chumbinho popular possui energia entre 15 e 21 joules. Sendo assim, este tipo de armamento não é usado para caça ou mesmo para defesa pessoal.

Suspeito de realizar disparos com arma de airsoft responderá em liberdade

Segundo informações da Polícia Civil, o suspeito de ser o autor dos disparos com arma de airsoft contra pessoas em ruas de Nova Friburgo, e que foi preso na terça-feira, confessou o crime, mas vai responder em liberdade. O motivo é que o delito é considerado de pequeno potencial ofensivo, classificado como lesão corporal de natureza leve.

Ainda de acordo com informações do delegado da 151ª DP (Nova Friburgo), Henrique Pessoa, o suspeito tem 30 anos e trabalha como instalador de tela de proteção. Segundo o delegado, o homem declarou que descartou a pistola de airsoft. O carro usado no momento dos disparos, do modelo Corolla, ficou apreendido.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.