MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Eleitores de Nova Friburgo enfrentaram longas filas e demora para conseguir votar neste domingo

Fique por dentro de todas as informações referentes a este importante dia para a democracia

Por Rômullo Espíndola, Natalia Amorim e Kessia Coutinho
02/10/22 - 13:43 Atualizada em 02/10/22 - 17:43
Eleitores de Nova Friburgo enfrentaram longas filas e demora para conseguir votar neste domingo Acompanhe a movimentação dos eleitores de Nova Friburgo neste domingo | Arte: Pedro Stutz

Eleitores de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, foram às urnas desde as 8h deste domingo, 2, para o primeiro turno das eleições. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 150 mil pessoas estão aptas a votar no município.

Um eleitorado de 2,3% maior do que o registrado em 2018.

A cidade possui duas zonas eleitorais, com 75 locais de votação. Desses locais, o Centro é considerado o maior colégio eleitoral, contabilizando pouco mais de 20 mil eleitores.

“O voto é fundamental para a democracia, que é um princípio essencial. A gente espera que os eleitores possam votar em paz, sem nenhum tipo de medo e com tranquilidade. Até porque o voto é secreto”, ressalta Marcelo Alberto Chaves Villas, juiz da 26ª Zona Eleitoral de Nova Friburgo.

Acompanhe como foi a votação

O Colégio Nossa Senhora das Dores, no centro da cidade, é o maior da zona 26, com 5.698 eleitores.

Na tarde deste domingo, a fila de espera para votação no Colégio Nossa Senhora das Dores dobrava o quarteirãoNa tarde deste domingo, a fila de espera para votação no Colégio Nossa Senhora das Dores dobrava o quarteirão | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Durante toda a manhã e início da tarde, uma longa fila de pessoas se formou na calçada do colégio e na parte interna.

Uma grande quantidade de pessoas aguardavam para votar na parte interna do Colégio Nossa Senhora das Dores Uma grande quantidade de pessoas aguardavam para votar na parte interna do Colégio Nossa Senhora das Dores | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

As seções 080/082 funcionaram no mesmo local. Na parte da manhã, o tempo de espera para votar nessas seções passou de 1h30.

Tempo de espera para votação em seções do Colégio Nossa Senhora das Dores passou de 1h30Tempo de espera para votação em seções do Colégio Nossa Senhora das Dores passou de 1h30 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A movimentação também foi grande no Colégio Estadual Canadá, em Olaria.

As seções ficaram bem cheias e muitos eleitores deixaram para votar no início da tarde deste domingo.

A unidade é o maior colégio eleitoral da Zona 222 e da cidade, com 6.561 eleitores aptos.

É grande o número de pessoas nas filas do Colégio Estadual Canadá, em OlariaÉ grande o número de pessoas nas filas do Colégio Estadual Canadá, em Olaria | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Alguns eleitores esqueceram o título de eleitor e tiveram dificuldades de encontrar a seção. Agentes do TRE auxiliaram essas pessoas, o que pode ter sido um causador das filas.

Agentes do TRE auxiliam eleitores a descobrirem suas seções eleitorais no Colégio Estadual CanadáAgentes do TRE auxiliam eleitores a descobrirem suas seções eleitorais no Colégio Estadual Canadá | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O juiz eleitoral da seção 026, Marcelo Alberto Chave, concedeu entrevista ao Portal Multiplix na tarde deste domingo:

Essas eleições diferem das eleições municipais, onde se elegem apenas dois candidatos, um para chefe do Poder Executivo Municipal e um para vereança. Agora são cinco candidatos: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República. Isso também faz com que haja uma demora maior na hora da votação. Estamos também observando o comparecimento maciço de eleitores, inclusive os idosos, o que também aumenta as filas.

A segurança foi reforçada durante a votaçãoA segurança foi reforçada durante a votação | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Até o momento, 12 urnas eleitorais apresentaram problemas e precisaram ser trocadas na zona 222.

O delegado da 151ª DP de Nova Friburgo, Henrique Pessoa, conversou com o Portal Multiplix sobre a segurança no processo eleitoral:

Tudo tranquilo, felizmente. A nossa única preocupação é de filas em algumas seções, as pessoas estão reclamando, mas é inevitável. Acreditamos que o resultado será positivo, ao final, como tem se mostrado até agora. Estamos com reforço nos plantões de todas as equipes das polícias civil e militar.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou na tarde deste domingo, dia 2, que as eleições no Rio de Janeiro transcorrem dentro da normalidade e sem ocorrências relevantes de segurança.

Os registros de filas longas, no entanto, são frequentes em diversas seções eleitorais do estado, causando demora para eleitores chegarem às cabines de votação.

O presidente do TRE, Elton Leme, atribuiu as filas a um conjunto de fatores que, somados, geram uma demora maior. Ele prevê que o problema não deve atrasar a apuração no estado.

Essas filas, de um lado, representam que o eleitor está indo em peso votar, e isso é muito positivo. Estamos percebendo a participação efetiva do eleitor, um comparecimento em massa. Do outro lado, temos a dificuldade da biometria associada à falta da solicitação que fizemos sobre a cola, da anotação [do número] dos candidatos. Estamos percebendo que os eleitores se atrapalham um pouco na hora de colocar o número do candidato.

No Colégio Nossa Senhora das Dores, no Centro, a fila que se formou na calçada, foi levada para o interior do colégio, com a a garantia de que quem estava nela conseguiria votar após as 17h.

No final da tarde, a fila de espera para votação foi formada dentro do Colégio Nossa Senhora das DoresNo final da tarde, a fila de espera para votação foi formada dentro do Colégio Nossa Senhora das Dores | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, assegurou que todos os eleitores que estiveram em filas de votação iriam conseguir votar. Ele informou que seriam distribuídas senhas aos eleitores pelos mesários.

Presidente do TSE, Alexandre Moraes, garante que eleitores que estiverem em fila vão conseguir votar após às 17hPresidente do TSE, Alexandre Moraes, garante que eleitores que estiverem em fila vão conseguir votar após às 17h | Foto: Divulgação/Marcelo Camargo (Agência Brasil)

Faltando menos de trinta minutos para o encerramento das votações, eleitores que votam na Universidade Cândido Mendes, no bairro Vilage, enfrentaram uma longa fila.

Quem vota na Universidade Cândido Mendes enfrenta fila demoradaQuem vota na Universidade Cândido Mendes enfrenta fila demorada | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A fila na universidade ficu a perder de vista e eleitores que estavam no fim dela ficaram inseguros se iriam conseguir votar ou não.

Eleitores estão inseguros se vão conseguir votar ou não com a proximidade do encerramento do horário de votaçãoEleitores estão inseguros se vão conseguir votar ou não com a proximidade do encerramento do horário de votação | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Uma agente do TRE se posicionou no fim da fila na Universidade Cândido Mendes para garantir o encerramento da votação, ou seja, outras pessoas que chegarem após às cinco não puderam mais entrar na fila para votar.

Fiscal do TRE se posiciona em fim de fila para garantir o encerramento das votaçõesFiscal do TRE se posiciona em fim de fila para garantir o encerramento das votações | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Quem estava na fila foi colocado nas dependências da unidade para aguardar a vez. O portão da universidade foi fechado e garantiu o encerramento das votações.

Universidade Cândido Mendes fecha portão e encerra votaçãoUniversidade Cândido Mendes fecha portão e encerra votação | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.