MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Diante da baixa procura, TSE faz campanha para incentivar que jovens retirem título de eleitor

Em Nova Friburgo, apenas 442 jovens entre 16 e 17 anos têm o documento

Por Redação Multiplix
14/03/22 - 16:49 | Atualizada em 15/03/22 - 10:08
Diante da baixa procura, TSE faz campanha para incentivar que jovens retirem título de eleitor Brasileiros podem regularizar o título de eleitor até o dia 4 de maio | Foto: Banco de imagem

Faltando apenas sete meses para as eleições, onde serão escolhidos o próximo presidente; vice-presidente; governadores e vice-governadores estaduais; senadores; deputados federais; estaduais e distritais; uma divulgação feita recentemente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) preocupa. O número de jovens entre 16 e 17 anos engajados no processo eleitoral é o mais baixo na história da democracia brasileira, que permite o voto para esta faixa etária.

Na Região Serrana do Rio, Nova Friburgo tem apenas 136 jovens na faixa etária de 16 anos com o título de eleitor em mãos e 306 com 17 anos em posse do documento, totalizando 442 adolescentes com o título, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

Já Teresópolis conta até agora com 129 jovens com 16 anos em posse do título eleitor e 263 com 17 anos com o documento, totalizando 392 adolescentes com o título em mãos, 50 a menos do que a cidade vizinha, ainda de acordo com o TRE-RJ.

Até o fim de janeiro deste ano, 731 mil cidadãos desta faixa etária, que tem o voto facultativo, tinham se cadastrado como eleitores. Esse número representa apenas 10% dos menores de idade aptos a votar e pouco menos de um quarto do total que foi às urnas três década atrás.

Desde as últimas eleições, no âmbito municipal, em 2020, o TSE vem promovendo ações para incentivar a participação dos jovens na política. Na ocasião, o tribunal lançou uma campanha para que cidadãos de 15 a 25 anos gravassem vídeos com sugestões de como melhorar suas cidades. O objetivo era aumentar o número de votantes menores de 18 anos que, na época, foi de 914 mil.

O voto facultativo para pessoas de 16 e 17 anos foi aprovado na Constituição de 1988.

Confira o passo a passo de como solicitar a emissão do documento de forma totalmente on-line pelo sistema TítuloNet.

Semana do Jovem Eleitor

Para atrair o público de 15 a 18 anos de idade, está sendo realizado de hoje, dia 14, até sexta, dia 18, a Semana do Jovem Eleitor de 2022. Durante esses dias, o Portal do TSE publicará uma série de notícias com as principais informações sobre o pleito deste ano, legislação eleitoral, alistamento, transferência e regularização do título de eleitor, entre outros.

As redes sociais do TSE e dos TREs também serão usadas para conversar de forma mais direta com os jovens em três segmentos: quem tem 15 anos e já terá completado 16 no dia 2 de outubro; os jovens de 17 anos; e as brasileiras e os brasileiros que completam 18 anos em 2022.

Essa mobilização nacional contará com a parceria de diversos influenciadores digitais, organizações da sociedade civil e instituições públicas e privadas.

Eleitores com o título cancelado

Só no estado do Rio, 726.073 eleitores estão com o título cancelado. O principal motivo de baixa da inscrição eleitoral é quando os eleitores, com idade entre 18 e 70 anos, deixam de votar ou justificar a ausência às urnas por três turnos consecutivos. Nessa faixa etária, o voto é obrigatório.

Quem tem o título cancelado fica impedido de votar nas eleições, ser empossado em concurso público, obter passaporte ou CPF, entre outros atos.

A regularização deve ser feita até o dia 4 de maio, data do fechamento do cadastro eleitoral. Consulte aqui a situação do seu título

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.