Conheça as atribuições do presidente da República e veja quem são os candidatos nas eleições 2022
Último debate televisivo entre os concorrentes acontece nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 29, acontece o último debate televisivo entre os candidatos à Presidência da República.
O encontro será promovido pela TV Globo, com previsão para começar a partir das 22h30, logo após a novela ‘Pantanal’.
O candidato eleito irá governar o país a partir de janeiro de 2023 e a gestão do país acontecerá pelos próximos quatro anos.
Mas, afinal, você sabe quais são as atribuições do presidente?
O presidente da República é o chefe do Poder Executivo. A ele cabe dirigir a política interna e externa, além de nomear ministros de Estado, responsáveis por coordenar a atuação do governo em áreas específicas.
Mandatário maior da nação, o presidente da República tem uma série de prerrogativas e poderes, mas seu poder não é ilimitado ou independente de outros poderes da República.
É atribuição do presidente sancionar, promulgar e fazer publicar as leis aprovadas no Congresso Nacional, expedir decretos e regulamentos para execução dessas leis, quando for o caso.
O presidente também tem o poder de expedir medidas provisórias. Conhecidas também como MPs, elas são normas com força de lei, têm efeito imediato e não precisam passar pelo Congresso para começar a vigorar.
O Congresso, no entanto, precisa aprovar uma MP em até 120 dias para transformá-la em lei. Caso isso não ocorra, ela perde a validade.
Também é função do presidente enviar ao Congresso projetos de lei sobre os temas aos quais compete a ele decidir, como a criação de universidades federais, de cargos e funções na administração federal ou criação e extinção de ministérios, entre outros.
Saiba quem são os candidatos à presidência nas eleições 2022
Ciro Gomes (PDT)
Nascido na cidade de Pindamonhangaba, em São Paulo, tem 64 anos, e está na sua quarta disputa presidencial. Foi governador do Ceará, ministro da Fazenda no governo Itamar e ministro da Integração no governo Lula. É formado em Direito, e atua como professor universitário.
Constituinte Eymael (DC)
Nascido em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, tem 82 anos, e disputa sua sexta eleição presidencial. Foi deputado estadual por dois mandatos. É formado em Filosofia e em Direito pela PUC-RS. Atua como advogado e empresário no ramo de marketing e comunicação.
Felipe Dávila (Novo)
Nascido na cidade de São Paulo, tem 58 anos, e chega para sua primeira disputa. Foi coordenador do programa de governo de Geraldo Alckmin para a Presidência em 2018. É formado em Ciência Política, e já atuou como editorialista, comentarista político, e como diretor de editoras.
Jair Bolsonaro (PL)
Nascido na cidade de Glicério, em São Paulo, tem 67 anos, e busca a reeleição após ter vencido o pleito em 2018. Foi vereador por um mandato e deputado federal por 28 anos. Antes da política, dedicou toda sua vida a carreira militar, tendo chegado ao posto de capitão do exército.
Léo Péricles (UP)
Nascido na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, tem 40 anos, e está na disputa presidencial pela primeira vez. Foi membro de movimentos estudantis, e passou a integrar o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Em 2020, concorreu à vice-prefeito da capital mineira.
Lula (PT)
Nascido na cidade Caetés, em Pernambuco, tem 76 anos, e chega para sua sexta disputa presidencial, tendo sido eleito por duas vezes. Antes da política, trabalhava como metalúrgico, meio em que ficou conhecido após criar o sindicato dos metalúrgicos. Concorre pelo partido que ele mesmo fundou.
Padre Kelmon (PTB)
Nascido na cidade de Acajutiba, na Bahia, tem 45 anos, e está na sua primeira disputa a presidência. É padre ortodoxo e ajudou a criar o Movimento Cristão Conservador. Se tornou candidato depois que, Roberto Jefferson, de quem era candidato a vice, teve a candidatura negada pelo TSE.
Simone Tebet (MDB)
Nascida na cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, tem 52 anos, e disputa sua primeira eleição para presidente. É advogada e professora. No senado, em dois mandatos, liderou a primeira bancada feminina e foi a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Sofia Manzano (PCB)
Nascida na cidade de São Paulo, tem 51 anos, e está em seu segundo pleito presidencial, tendo disputado a vice-presidência em 2014. Formada em Economia, é doutora em História Econômica pela USP e integrou o movimento sindical de professores, sendo líder da categoria.
Soraya Thronicke (União Brasil)
Nascida na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, disputa sua primeira corrida presidencial. É senadora e atual presidente da União Brasil Mulher. Formada em Direito com MBA em Direito Empresarial e pós-graduada em Direito Tributário e em Direito de Família.
Vera Lúcia (PSTU)
Nascida na cidade de Inajá, em Pernambuco, tem 54 anos, e está disputando o pleito para presidente pela segunda vez. Foi uma das fundadoras do PSTU, já tendo concorrido pelo partido ao cargo de prefeita, governadora e deputada federal. É formada em Sociologia pela UFS.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.