MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Eleições diminuem o horário de verão em duas semanas em 2018

Devido ao segundo turno do pleito, mudança ocorrerá apenas na primeira semana de novembro

Por Matheus Oliveira
24/09/18 - 11:28
Eleições diminuem o horário de verão em duas semanas em 2018 Horário de Verão terá duração menor devido às eleições deste ano | Foto: Gee Santos

Em razão do segundo turno das eleições deste ano que será realizado no dia 28 de outubro e pela variação de horários em algumas regiões do Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu adiar em duas semanas o horário de verão neste ano, para a primeira semana de novembro.

O horário de verão é estabelecido em três regiões do País: Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e habitualmente começa na terceira semana de outubro e dura até a terceira semana de fevereiro. Além disso, o Brasil possui quatro fusos horários de Brasília (considerado o oficial), Fernando de Noronha (uma hora a mais em relação ao horário de Brasília), Amazônia (uma hora a menos) e Acre (duas horas a menos).

Com o horário de verão, a diferença para o Acre, por exemplo, chega a três horas, o que obrigou o TSE a atrasar a divulgação do resultado em 2014. Desta forma, o Judiciário solicitou ao presidente Michel Temer (MDB-SP), que alterasse o texto do decreto que estabelece o horário de verão.

“Fica instituída a hora de verão a partir de zero hora do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional adiantada em sessenta minutos em relação a hora legal”, diz o texto alterado.

Horário de Verão

O horário de verão consiste em adiantar o relógio em uma hora, fazendo com que o dia dure mais e gere economia no uso da energia elétrica. Além disso, a medida pode trazer benefícios para a prática esportiva, o comércio e outras ações realizadas durante o dia. Por outro lado, o horário de verão pode afetar padrões de sono e até atrapalhar viagens.

O primeiro a propor a instauração do horário de verão foi o neozelandês George Hudson em 1895. Os primeiros países a utilizarem a medida foram a Alemanha e a Áustria-Hungria em 1916. No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez em 1931, em todo o território nacional, sendo adotado regularmente desde 1985.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.