MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Uerj completa 70 anos de inovação, inclusão e pioneirismo

Instituição está presente na Região Serrana, em Teresópolis e Nova Friburgo

Por Isadora Jaron
04/12/20 - 12:12
Uerj completa 70 anos de inovação, inclusão e pioneirismo Uerj tem mais de 90 cursos de graduação, 63 de mestrado e 46 de doutorado | Foto: Divulgação/Governo do estado

Neste mês de dezembro, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) completa 70 anos. A instituição é uma das principais do Brasil e importante agente de desenvolvimento no estado, presente em oito municípios, inclusive na Serra Fluminense.

São mais de 34 mil alunos e 2,8 mil professores. Além disso, a Uerj tem mais de 90 cursos de graduação, 63 de mestrado e 46 de doutorado. Está presente em Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, e também na cidade do Rio, Petrópolis, São Gonçalo, Angra dos Reis, Duque de Caxias e Resende.

“É fundamental destacar a importância da autonomia universitária e seus aspectos didáticos, pedagógicos, administrativos e financeiros-patrimoniais para o desenvolvimento cultural, econômico e social do País. Em seu pleno funcionamento, a Uerj influencia a vida de milhares de famílias, através de seus cursos de graduação, atendimento médico à população mais carente, pesquisas científicas e projetos de extensão”, afirmou o reitor Ricardo Lodi Ribeiro, em seu discurso de posse.

A Uerj é a primeira universidade pública do Brasil que adotou o sistema de cotas para negros e pardos e também para alunos da rede pública de ensino. Além disso, também implantou o ensino noturno e inseriu uma Ouvidoria. O sistema de cotas já beneficiou mais de 25 mil estudantes fluminenses.

“A Uerj é a universidade que mais tem inclusão social do Brasil. É muito importante que o trabalho desenvolvido aqui reverta para a população. É fundamental que tudo o que fazemos dê esse retorno social. É o nosso papel”, disse o vice-reitor, Mario Sergio Alves Carneiro.

Inovação e aumento na produção científica

A Uerj vem ampliando sua infraestrutura em pesquisa, com a instalação de novos laboratórios, assinaturas de convênios, criação de grupos de pesquisa e incremento nos programas de apoio.

De acordo com a instituição, com essa ampliação, o resultado é visto com o aumento da produção científica da universidade, que hoje conta com 586 grupos de pesquisa e mais de mil pesquisadores no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O InovUerj é um desses departamentos, que ajuda a desenvolver a pesquisa e a inovação.

“A primeira coisa que fazemos é articular e identificar quem inova, onde inova e para que inova. Todos os institutos da Uerj estão inovando e a gente faz essa identificação para os desafios da sociedade”, contou Marinilza Bruno de Carvalho, diretora do InovUerj.

Covid-19

Com a pandemia da Covid-19, a Uerj teve um grande desafio. O complexo de saúde, com o Hospital Pedro Ernesto e a Policlínica Piquet Carneiro, esteve na linha de frente do combate ao vírus. Todas as 33 unidades da Uerj tiveram que encontrar novas formas de dar seguimento às aulas.

“O ensino presencial é insubstituível, mas a utilização da internet para aulas pode ser incorporada de alguma maneira. É um ganho importante para o aluno a possibilidade de acessar um Banco de Aulas, caso perca algum conteúdo. Esses mecanismos que surgiram durante a pandemia podem aprimorar ainda mais os nossos cursos”, comentou o vice-reitor.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.