MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prefeitura de Cabo Frio anuncia fechamento da Escola Américo Vespúcio; corpo docente é contra

Anúncio foi feito na última semana pela secretária de Educação, Elicéa da Silveira

Por Mateus Marinho
21/02/22 - 16:05
Prefeitura de Cabo Frio anuncia fechamento da Escola Américo Vespúcio; corpo docente é contra Sepe Lagos e comunidade escolar se reuniram em frente à escola para protestar contra fechamento da unidade | Foto: Divulgação/Sepe Lagos

Um anúncio da Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, pegou toda a comunidade escolar de surpresa. A Escola Municipal Américo Vespúcio será fechada. A tradicional escola do bairro Parque Burle recebe, há quase 30 anos, os estudantes dos bairros São Cristóvão, Jardim Caiçara, Parque Olinda e adjacências.

De acordo com a prefeitura, o motivo para o encerramento das atividades é a diminuição do número de alunos. Segundo a secretaria de Educação, a escola vem apresentando, desde 2012, um movimento de redução na quantidade de alunos, tendo atualmente 298 estudantes matriculados, do 6º ao 9º ano. A direção da escola discorda, e diz que são 315 alunos.

Mediante a diminuição, a secretaria de Educação realizou, na última semana, uma reunião com a apresentação do atual panorama ao corpo docente. Entre as soluções cogitadas, está a possibilidade de remanejamento de alunos e servidores para unidades próximas, como a Escola Municipal Prof. Edilson Duarte, no Jardim Caiçara, que é capaz de absorver a demanda.

Os servidores da escola vão apresentar, em conjunto com os pais e responsáveis de alunos, em nova reunião nesta terça-feira, 22, as demandas da categoria em relação ao tema. A secretaria de Educação reforça que eventuais medidas serão discutidas com a comunidade escolar, sem prejuízo para os servidores e alunos da unidade.

Estudante com cartaz se posicionando contra o fechamento de escolasEstudante com cartaz se posicionando contra o fechamento de escolas | Foto: Divulgação/SEPE Lagos

Mas o corpo docente é contra a medida. A professora Kátia Valladão conta que esse processo de diminuição do número de alunos tem sido frequente em praticamente todas as escolas devido à pandemia:

“É injusto que esse processo de involução não tenha sido acompanhado de perto pela secretaria de educação. É injusto que nada tenha sido feito para ser resolvido, e agora, após dois anos de pandemia, onde todas as escolas tiveram redução no número de alunos, a escola seja fechada de repente. A gente não teve nem a chance de trabalhar para que a escola se recupere”, conta ela.

Para Kátia, a luta de toda a comunidade escolar não é em vão, pois eles acreditam em um futuro melhor:

“Estamos batalhando, não estamos deixando de dar aulas. Estamos correndo atrás de não fechar a escola porque a gente acredita no nosso trabalho, a gente acredita na educação. A gente acredita que cada vaga retirada seja de um prejuízo sem tamanho para a humanidade”, ressalta a professora.

Manifestantes também realizaram um abraço simbólico em frente à unidade escolarManifestantes também realizaram um abraço simbólico em frente à unidade escolar | Foto: Divulgação/SEPE Lagos

No último sábado, 18, o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro, Núcleo Lagos (Sepe Lagos), realizou uma manifestação em frente à unidade. Profissionais e pais de alunos fizeram um abraço simbólico em torno da escola.

O Sepe Lagos informou que repudia a tentativa de fechamento da Escola Municipal Américo Vespúcio. De acordo com o sindicato, a unidade atende a centenas de estudantes e tem uma longa história na cidade. A escola acabou de passar por uma grande reforma, com renovação das salas de aula, quadras, laboratórios e mobiliário.

Ainda segundo o sindicado, a prefeitura teria a intenção de, com a desapropriação da escola, instalar a secretaria de Educação no prédio: “É a comunidade escolar quem deve usufruir deste espaço, que a ela pertence. Cabo Frio precisa de mais escolas e de mais ações concretas para conter a evasão escolar agravada pela pandemia”, finaliza.

Por meio de nota, a Prefeitura de Cabo Frio informou que foram levantadas várias possibilidades e que todas serão discutidas com a comunidade escolar.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.