MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dia do Comércio em Friburgo: depois de enfrentar pandemia, setor agora espera queda na inflação

Veja o que abre e fecha neste feriado na cidade

Por Natalia Amorim
15/08/22 - 10:13
Dia do Comércio em Friburgo: depois de enfrentar pandemia, setor espera queda na inflação Avanço da vacinação contra Covid-19 deu novo fôlego ao comércio de Nova Friburgo, segundo CDL e Sincomércio | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Nesta segunda-feira, dia 15, é celebrado o Dia do Comerciário em Nova Friburgo, na Região Serrana.

Há anos, o feriado foi antecipado para a terceira segunda-feira de agosto na cidade, já que não há outros feriados neste período. No entanto, a data oficial dele é em outubro, na maioria dos municípios.

O setor foi um dos que sofreu grandes impactos das restrições impostas no período inicial da Covid-19, em 2020.

Para atender os decretos municipais, o comércio permaneceu fechado em vários períodos ou aberto em horários restritos, com limites para entrada de público.

O impacto disso não poderia ser outro, o município perdeu, na época, 2.337 postos de trabalho formais com carteira assinada, entre os meses de março a maio, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Bráulio Rezende, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), explica que a paralisação da economia gerou sérias dificuldades para o setor, já que muitas empresas, para continuar funcionando, precisaram reduzir seu quadro de empregados:

Nos meses iniciais, as vendas caíram drasticamente, mas as contas chegavam, as dívidas com fornecedores não cessaram, este é o motivo das demissões.

Contudo, com o avanço da vacinação e a rotina, aos poucos, voltando ao normal, o cenário tem se modificado:

Apesar da inflação alta, dos juros subindo e do desemprego também em alta, as pessoas estão ávidas por aproveitar a vida, ir a eventos, etc. Basta ver o sucesso do Festival Sesc de Inverno, realizado em julho, que atraiu público enorme aos espetáculos.

Ele ainda acrescenta que apesar do desafio de enfrentar uma situação inimaginável de lojas fechadas por longos períodos, o comércio precisou se reinventar e atuar de maneiras diferentes, como o home office, o que proporcionou grande aprendizado ao empresariado.

Como expectativa, Bráulio diz que a maior delas agora é a redução da inflação:

Em julho, os índices apontaram deflação, e calculamos que seguirão caindo a partir de agora. Confiamos ainda na queda dos juros e na elevação do Produto Interno Bruto (PIB). Assim, as pessoas voltarão a consumir nos patamares de antes da pandemia e a economia vai girar em ritmo mais acelerado.

Expectativa do comércio agora é pela redução da inflaçãoExpectativa do comércio agora é pela redução da inflação | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Veja o que funciona ou não neste feriado

Nenhuma das lojas da cidade poderá abrir nesta data, conforme prevê o acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados do Comércio.

Esta é uma das únicas datas que estão na cláusula da convenção coletiva que proíbe o funcionamento das empresas em feriados.

A exceção vale a pena para as farmácias, pois são consideradas parte de um setor especial, já que oferecem um serviço essencial à população.

Além deste, alguns outros serviços são prestados normalmente na cidade. Confira:

  • As agências dos Correios funcionarão no horário, das 9h às 16h.

  • O expediente público municipal não sofrerá mudanças no horário de atendimento ao público e terá funcionamento normal, das 9h às 17h.

  • O transporte público, segundo a concessionária responsável pelo serviço, a Nova Faol, funcionará com a mesma grade de horários, sem alterações.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.