MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Óbitos de pessoas na faixa de 40 a 49 anos aumentam mais de 90% em Nova Friburgo

Pessoas mais jovens e que ainda não receberam imunização foram as faixas etárias que registraram crescimento percentual no número de mortes no mês de abril em relação à média no período da pandemia

Por Redação Multiplix
25/05/21 - 13:12
Óbitos de pessoas na faixa de 40 a 49 anos aumentam mais de 90% em Nova Friburgo Mortes de pessoas jovens e adultas crescem mais do que a de idosos em Nova Friburgo | Foto: Banco de Imagem

O aumento percentual de 91% no número de óbitos por Covid-19 de pessoas mais jovens, na faixa etária entre 30 e 39 anos e, um pouco menor, na faixa dos 40 aos 49 anos, contabilizados pelos Cartórios de Registro Civil de Nova Friburgo no mês de abril, são claros em apontar que a vacinação em massa da população é o melhor caminho para conter a crise de saúde pública causada pelo novo coronavírus.

Ainda aguardando o cronograma de vacinação para suas idades em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a população mais jovem viu crescer os números absolutos e percentuais de óbitos em abril, mês que registrou o maior número de mortes causadas pelo novo coronavírus no país.

As informações constam no Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). O site é abastecido em tempo real com números sobre nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelos cartórios, cruzados com os dados históricos do estudo Estatísticas do Registro Civil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em Nova Friburgo, a faixa etária que registrou o maior percentual de aumento em relação à média desde o início da pandemia foi a da população entre 40 e 49 anos, com crescimento de 91% no número de óbitos em abril, na comparação com o período que vai de março de 2020 a março deste ano. Os números absolutos de falecimentos desta faixa etária também aumentaram em abril, passando de 1 em março para 20 no último mês.

Na sequência, a população com faixa etária entre 50 e 59 anos registrou aumento percentual de 61% nos óbitos por Covid-19 em relação à média dos 12 meses anteriores. Os números absolutos saíram de 8 em março para 28 no mês passado.

Já a faixa etária que vai dos 20 aos 29 anos viu o aumento do número de óbitos crescer 39% em relação à média para esta faixa etária desde o início da pandemia. O crescimento também se deu nos números absolutos em relação a março, passando de 0 para 1.

A faixa que vai dos 60 aos 69 registrou crescimento de 16%, com número absoluto de 8 óbitos em março para 31 em abril.

Nas demais faixas etárias, já vacinadas, o número de óbitos caiu em relação à média desde o início da pandemia, reduzindo 8% na faixa entre 70 e 79 anos, 53% entre 80 e 89 anos e 66% na faixa entre 90 e 99 anos.

Ranking estadual

Os números de óbitos do estado do Rio de Janeiro estão à frente da média nacional em quase todas as faixas etárias. Entre a população de 20 e 29 anos, o crescimento percentual foi de 69%, enquanto no país foi de 38%.

Na faixa que vai dos 30 aos 39, o Rio de Janeiro viu as mortes crescerem 59%, enquanto o Brasil registrou aumento de 56%.

Na faixa de 40 a 49 anos, os índices foram de 66% na média estadual e 57% na nacional.

Já na faixa etária de 50 a 59 anos, o estado teve o mesmo crescimento percentual nacional, de 54%, estando abaixo do patamar do Brasil na população com idade de 60 a 69 anos, 21% e 22%.

Sobre a Arpen

A Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Arpen/RJ) representa os 179 cartórios de registro civil, que atendem à população em todos os 92 municípios do estado, além de estarem presentes em todos os distritos e subdistritos, realizando os principais atos da vida civil de uma pessoa: o registro de nascimento, casamento e óbito.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.