MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Hospital Universitário é inaugurado em Cabo Frio após sete meses de espera

Cerimônia de entrega contou com a presença do governador Cláudio Castro

Por Vinícius Pereira
15/10/21 - 16:17
Hospital Universitário é inaugurado em Cabo Frio após sete meses de espera  Nova unidade tem capacidade para 50 leitos, entre enfermarias e UTIs | Foto: Divulgação/Governo do estado

Após sete meses de espera, foi inaugurado nesta sexta-feira, 15, o Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, antigo Hospital Unilagos, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. A unidade passa a ser administrada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

O hospital já foi utilizado para receber pacientes graves com Covid-19 em abriu de 2020, mas foi desativado em setembro do mesmo ano. Em março de 2021, o governador esteve em Cabo Frio para anunciar a reabertura da unidade. A promessa era de que o hospital estaria funcionando ainda naquela semana, o que não aconteceu. O governador justificou a demora, alegando que o processo foi feito de forma correta, o que tornou a reabertura mais demorada em função da burocracia.

A nova unidade tem capacidade para 50 leitos, entre enfermarias e UTIs. Neste primeiro momento, o hospital será destinado ao atendimento de pacientes com Covid-19 e tratamento de sequelas provocadas pela doença. A expansão para atendimentos a outras especialidades médicas está prevista para 2022.

O governador Cláudio Castro, que esteve presente na inauguração, destacou o papel da universidade.

“A atuação da Uerj vai além da questão educacional: a universidade do estado é uma grande catalisadora de políticas públicas no Rio de Janeiro. Com isso, estamos virando a lógica do pouco olhar para o interior, porque é preciso que a população tenha acesso aos serviços em suas regiões, sem que haja deslocamento para outras cidades”, afirmou Cláudio Castro.

Segundo o governo do estado, cerca de 380 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos e pessoal administrativo, vão trabalhar no hospital. O nome da unidade foi escolhido em homenagem a Hesio Cordeiro, reitor da Uerj e um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A missão de unidades como essa é unir a ciência com as necessidades do povo do estado do Rio de Janeiro. Batizar com o nome do reitor Hesio Cordeiro é fortalecer o SUS neste momento de combate à pandemia da Covid-19”, disse o reitor da universidade, professor Ricardo Lodi.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.