MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Primavera dos Museus tem programação em Teresópolis e Cabo Frio; confira as atrações

Atividades acontecem até o fim do mês. 'Independências e museus: outros 200, outras histórias' é o tema do evento este ano

Por Déborah Carvalho
20/09/22 - 15:03
Primavera dos Museus tem programação em Teresópolis e Cabo Frio; confira as atrações Em Teresópolis, a programação acontece na Casa da Memória Arthur Dalmasso | Foto: Divulgação/Rafael Rosa (Prefeitura de Teresópolis)

Começou nesta semana em todo o Brasil a 16ª edição da Primavera dos Museus. Com o tema 'Independências e museus: outros 200, outras histórias', o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) sugere neste ano uma reflexão sobre o que outros sentidos e independências o Brasil e os brasileiros viveram nesses 200 anos.

A temporada anual é marcada por uma programação extensa em que museus, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o país promovem atividades em torno de um mesmo tema.

Nesta edição, 777 instituições estão participando com mais de dois mil eventos com diversas atividades, como: exposições, shows, apresentações teatrais, seminários e visitas mediadas, entre outras.

Em Teresópolis, na Região Serrana, e em Cabo Frio, na Região dos Lagos, diversas atividades culturais estão sendo realizadas até o fim de setembro, em comemoração do Bicentenário da Independência.

Confira a programação

Teresópolis

A programação gratuita acontece entre esta terça, 20, e o dia 28 de setembro, na Casa da Memória Arthur Dalmasso, e inclui exposição de arte, exibição de filme no projeto Cineclube e Sarau Poético com a Academia de Letras do Brasil – Seccional Teresópolis.

20/09 (Terça-feira)

  • 10h às 17h – Exposição: Aproveitando o enfoque dos 200 anos, a exposição traz entremeada a história do Brasil a luta pelas independências de outros grupos sociais;

  • 10h às 17h – Exposição: Teresópolis, orgulhos dos filhos Teus. Exposição de arte realizada pelos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) em parceria com a Casa de Memória Arthur Dalmasso.

23/09 (Sexta-feira)

  • 18h30 – Cineclube: O filme exibido terá relação ao tema da primavera de museus e será escolhido pelos presentes no dia da sessão.

28/09 (Quarta-feira)

  • 19h – Sarau Poético: Academia de Letras do Brasil (seccional Teresópolis).

A Casa da Memória Arthur Dalmasso fica localizada na praça Baltazar da Silveira, 91, na Várzea.

Cabo Frio

Em Cabo Frio, as atividades acontecem no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART)Em Cabo Frio, as atividades acontecem no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART) | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Até o fim deste mês, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart), no Centro da cidade, está com programação extensa.

19/09 (Segunda-feira)

  • Exposição Virtual Fotográfica: 'Congados – canto, dança e devoção do corpo negro', com imagens do antropólogo Daniel Arrebola e da bióloga Ana Paula Pereira (curadores), no site do Mart.

20/09 (Terça-feira)

  • 10h – Conhecendo a Flora do Mart – identificação das principais plantas do jardim interno do Mart, por meio de placas de sinalização;

  • 17h30 – Dia Municipal do Cavaquinho: Homenagem a Waldir Azevedo, com Maestro Ângelo Budega;

  • 18h – Projeto Educação para o Patrimônio no Mart: Colóquios no Mart: 'Cabo Frio Digital – Novas Tecnologias e História Local', com o Professor Paulo Roberto Pinto de Araújo. Será conferido declaração de participação aos presentes.

21/09 (Quarta-feira)

  • 14h – Visita monitorada 'Vem pro Mart – Da Mãe África ao Antigo Cabo Frio', pela exposição de curta duração. Será conferido declaração de participação aos presentes;

  • 18h – Projeto Educação para o Patrimônio no Mart: Oficinas no Mart: 'Cabo Frio Digital – Novas Tecnologias e História Local', com o Professor Paulo Roberto Pinto de Araújo. Será conferido declaração de participação aos presentes.

22/09 (Quinta-feira)

  • 14h – Oficina de pintura 'Da Mãe África ao Antigo Cabo Frio', com o autor das obras da exposição de curta duração, Edimar Freitas, para alunos do curso de Formação de Professores. Será conferida declaração de participação aos presentes;

  • 19h – Música no Convento: Apresentação 'La Guitarra y La Bailarina' – Dança Espanhola e Música, com Luciana Dutra e Grupo da Capo, com participação especial da soprano Fabiana Cruz.

23/09 (Sexta-feira)

  • 15h30 – Ensaio do Coral Despertar do Clube da Melhor Idade Alegria de Viver, sob regência do Maestro Francisco Silguero;

  • 18h – Lançamento do livro 'O primeiro romancista brasileiro recebe uma mensagem secreta para comunicar a D. Pedro II', de José Correia.

27/09 (Terça-feira)

  • 10h às 17h – 'Da Mãe África ao Antigo Cabo Frio': Dia de São Cosme e São Damião;

  • 9h30 às 11h e das 14h30 às 16h – 'Literafro no Museu'. Contações de histórias da literatura afro-brasileira voltadas para a Educação Infantil.

29/09 (Quarta-feira)

  • 9h30 às 11h e das 14h30 às 16h – 'O Convento na Rota Histórica'. Visita percorrendo o caminho da presença dos indígenas, jesuítas e negros no processo histórico do Mart, do antigo Convento e do Morro da Guia;

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional fica no Largo de Santo Antônio, no Centro.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.