Palacete Granado, em Teresópolis, guarda parte da história da farmacologia brasileira
Casarão tem exposição permanente do Sesc, que conta a história de José Antônio Coxito Granado, com réplicas, fotografias e textos
Importante centro cultural, esportivo e de lazer da Região Serrana do Rio de Janeiro, o Sesc Teresópolis está localizado num terreno onde foi escrito um capítulo de destaque da história da farmacologia e da cosmética do Brasil. No bairro Várzea, funcionou a chácara onde o português José Antônio Coxito Granado – fundador de uma das mais longevas marcas brasileiras do gênero, a Granado – cultivava, no início do século XX, plantas medicinais que serviam de insumos para a fabricação dos seus produtos.
Hoje, mais de um século depois, a antiga chácara perdeu suas características rurais e abriga o Sesc Teresópolis, com sua unidade hoteleira, piscina olímpica, quadra esportiva e espaços culturais, mas preserva a edificação da época, batizada com o sobrenome do residente ilustre: Palacete Granado.
Erguido em 1913, o Palacete, em estilo eclético, hoje faz parte das instalações do Sesc Teresópolis. Lá, funcionam uma biblioteca, com espaço para o público infantil e adulto, sala de internet livre, espaço para aulas de dança, galeria de exposições, atendimento ao público, e também a exposição permanente, cuja entrada é gratuita, “Família Granado - 100 anos”, que conta a história do local e do empreendedor.
Veja na reportagem de Barney Campos!