MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Multiplix entrevista fotógrafo que trabalha há 20 anos com o presidente Lula e virou meme

Fantasia de 'Ricardo Stuckert' fez sucesso no Carnaval. Ele contou sobre essa repercussão, o trabalho e os planos para o futuro

Por Nai Frossard
24/02/23 - 12:04
Multiplix entrevista fotógrafo que trabalha há 20 anos com o presidente Lula e virou meme Ricardo Stuckert ganhou memes depois da cobertura da posse do presidente Lula | Foto: Ueslei Marcelino

Ele trabalha, há duas décadas, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e nunca imaginou que um dia fosse sair atrás das lentes de uma câmera e virar alvo de outros fotógrafos.

Ricardo Stuckert, que completa 53 anos no início de março, ganhou os holofotes no dia da posse de Lula, enquanto corria ao lado do Rolls-Royce presidencial, carregando duas câmeras, celular e, ao mesmo tempo, guiando um drone.

Em janeiro, ele virou meme e o nome do fotógrafo ficou na lista dos dez assuntos mais comentados do Twitter, no primeiro dia do ano.

Ele foi comparado ao ator Keanu Reeves e chamado de 'John Wick', em referência aos filmes de ação protagonizados pelo astro de Hollywood. Stuckert entrou na onda e postou na sua rede social uma foto com Reeves.

Na última semana, o seu look elegante, em ternos impecáveis, inspirou foliões. O outfit (visual) de ‘Ricardo Stuckert’ foi a fantasia que fez mais sucesso no Carnaval deste ano.

No meio da 'correria', Stuckert concedeu um entrevista exclusiva ao Portal Multiplix sobre o trabalho e essa repercussão toda na internet:

Procuro fazer meu trabalho da forma mais discreta possível. Confesso que me surpreendi com a repercussão. Já tinha feito duas outras posses e isso não ocorreu. A visibilidade aconteceu por conta das redes sociais, que mostraram detalhes que nas outras vezes passaram despercebidos. Vou continuar fazendo o meu trabalho e me dedicando, como sempre fiz.

Fantasia de 'Ricardo Stukert' foi o sucesso no Carnaval deste anoFantasia de 'Ricardo Stukert' foi o sucesso no Carnaval deste ano | Fotos: Reprodução/Rede Social

Bem-humorado, ele replicou todos os posts nas redes sociais em que foi marcado. A reprodução do estilo completo do ‘Stuckinha’ (como ele é chamado pelos mais íntimos) homenageou o único brasileiro que subiu a rampa do Planalto três vezes ao lado do presidente Lula.

Mas Ricardo Stuckert é mais do que um fotógrafo para Lula. É o braço direito, que cuida da imagem do Presidente da República e gerencia desde os posicionamentos para as fotos, nos seus detalhes, até como tudo que é postado nas redes sociais de Lula. Literalmente, ele está em todas.

Uma das imagens preferidas do fotógrafo: Lula no meio do povoUma das imagens preferidas do fotógrafo: Lula no meio do povo | Foto: Ricardo Stuckert

Agora, nesse governo, Stuckert será o Secretário do Audiovisual da Secretaria Nacional de Comunicação, a Secom, sob o comando do deputado federal Paulo Pimenta (PT).

Além das fotos, Stuckert vai cuidar das transmissões ao vivo e da produção de vídeos para TikTok, Instagram, Facebook, Twitter e site que envolvam a Presidência.

Stuckert é autor do livro 'Povos Originários'Stuckert é autor do livro 'Povos Originários' | Foto: Ricardo Stuckert

Ele foi diretor de fotografia do documentário ‘Democracia em Vertigem’, de Petra Costa, que contou detalhes dos bastidores da queda de Dilma Roussef e da prisão de Lula em abril de 2018, seis meses antes da eleição presidencial.

O trabalho causou no fotógrafo ‘um gosto de quero mais’ e Ricardo Stuckert já está planejando a produção de um outro documentário. Ele está analisando o material que fez ao longo dos anos para tirar o projeto do papel.

O volume de fotos e vídeos que o fotógrafo já acumulou é imenso. Ele diz que não tem ainda o levantamento de quantas fotos nem quantas horas de filmagem.

O fotógrafo também é o autor de 'O Brasil no Mundo: 8 anos do governo Lula'. A publicação tem 747 fotografias mostrando a atuação de Lula enquanto presidente, especialmente em viagens internacionais e missões diplomáticas.

Stuckert fotografa os povos originários desde 1997Stuckert fotografa os povos originários desde 1997 | Foto: Ricardo Stuckert

Um outro trabalho de dimensões continentais de Ricardo Stuckert são as fotografias das etnias indígenas brasileiras que ele faz, desde 1997. Dos registros feitos em mais de dez etnias, com destaque para os Yanomamis, ele produziu o livro ‘Povos Originários: Guerreiros do tempo’, publicado em 2022, pela editora Tordesilha.

Além do trabalho com o presidente Lula, me dediquei a documentar os povos indígenas o nosso país. Esse foi um trabalho muito importante para mim. Cada aldeia que visitei foi um aprendizado. O modo de viver do indígena é fantástico. Eles vivem com simplicidade, com aquilo que a floresta oferece. Têm orgulho de manter a cultura preservada. Ensinam a importância de viver em comunidade, de respeitar e preservar a natureza.

Trabalho documentando os indígenas brasileiros continua: fotógrafo quer produzir o segundo livro Trabalho documentando os indígenas brasileiros continua: fotógrafo quer produzir o segundo livro | Foto: Acervo/Ricardo Stuckert

Tantos anos depois do começo desse trabalho, Stuckert afirma que o que está acontecendo hoje com os Yanomamis é inconcebível:

Eles têm enfrentado muitas dificuldades para cuidar e preservar seu território. Olha a situação dos Yanomamis hoje: desnutrição crônica, malária, falta de atendimento médico. Eles sofrem uma das maiores tragédias humanitárias do nosso país. Jamais presenciei uma situação assim, desde que comecei a fotografar os povos originários.

Fotógrafo já documentou mais de 10 etnias em seu livroFotógrafo já documentou mais de 10 etnias em seu livro | Foto: Ricardo Stuckert

O fotógrafo ressaltou a importância da preservação da Amazônia e da luta contra a devastação da maior floresta mundial.

“A preservação é fundamental para a saúde do Planeta Terra e de todos nós. Abriga a maior floresta tropical e a maior bacia hidrográfica do mundo. A Amazônia é um lugar sagrado”, afirmou Ricardo Stuckert.

O fotógrafo disse que já está planejando dar continuidade aos registros dos povos originários e pretende aumentar o leque de etnias para um segundo livro. Mas esse trabalho, provavelmente, ele só vai ter tempo daqui a quatro anos.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.