MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Livro infantil conta histórias de Cabo Frio durante um passeio em família

Lançamento será realizado no dia do aniversário de 406 anos da cidade

Por Redação Multiplix
25/10/21 - 13:41
Livro infantil conta histórias de Cabo Frio durante um passeio em família Escritor Luiz Guilherme, Liz e o ilustrador Yuri Vasconcellos em meio à paisagem de Cabo Frio | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, vai ganhar um presentão de aniversário de 406 anos, no dia 13 de novembro. Uma tarde de autógrafo está sendo preparada para lançamento de um livro infantil que conta a história da cidade de uma forma bem lúdica, com ilustrações coloridas e cheia de joguinhos de passatempo.

A obra foi preparada pelo professor e historiador Luiz Guilherme Scaldaferri, e é toda protagonizada pela filha dele, a pequena Liz.

No livro “História de Cabo Frio contada à minha filha”, lançado pela Sophia Editora, a cidade é retratada em 52 páginas, por meio de um passeio em família pelos principais pontos turísticos e históricos. As ilustrações são de Yuri Vasconcellos.

Cabo Frio é retratada em gravuras coloridas de livro infantilCabo Frio é retratada em gravuras coloridas de livro infantil | Foto: Divulgação/Editora Sophia

A história é sobre um passeio em família. A jovem vive momentos de aprendizado ao descobrir detalhes curiosos sobre a cidade onde mora: Praia do Forte, Morro da Guia e Museu de Arte e Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart) são alguns dos pontos retratados na obra.

O livro também traz lendas, causos e particularidades da memória do município.

Além disso, Luiz Guilherme produziu um caderno com mais de 30 atividades lúdicas (cruzadinha, caça-palavra, jogo dos erros, quebra-cabeça, desenhos para colorir, palavra secreta, memória, labirinto etc). O download do caderno pode ser feito no site da editora Sophia, onde o livro pode ser adquirido.

“Tenho feito um trabalho de quase 20 anos de divulgação da história local, em especial a de Cabo Frio e a de São Pedro da Aldeia. Muitas pessoas falavam que eu deveria produzir algo para crianças. Desde o nascimento da minha filha, há 5 anos, comecei a pensar mais seriamente sobre a questão, sobretudo a partir do momento em que passei a ler para ela”, diz o escritor.

Outras obras

Luiz Guilherme Scaldaferri também lançou “História de Cabo Frio – dos sambaquieiros aos cabo-frienses (c. 3.720 a. C. – 2020)”, em coautoria com o também professor e historiador José Francisco de Moura, e “Cabo Frio e a Pesca da Baleia na Ponta dos Búzios – Séculos XVIII e XIX”, com Rose Fernandes.

O escritor foi agraciado com o diploma Otime Cardoso dos Santos, uma homenagem a personalidades do município, por conta de sua contribuição à pesquisa e preservação da memória da cidade.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.