MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

FriCine começa em Nova Friburgo; confira a programação

Festival de Cinema volta a acontecer após dois anos sem atividades presenciais

Por Nai Frossard
12/10/22 - 07:00
FriCine começa em Nova Friburgo; confira a programação Estudantes do ensino médio de Friburgo fizeram oficinas de produção audiovisual e terão filmes exibidos no festival | Foto: Divulgação/FriCine

O o Fricine,festival de cinema socioambiental, volta a ser realizado esse ano em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, após um período sem atividades presenciais, por causa da pandemia da Covid-19.

A abertura será nesta quarta, dia 12, às 18h, pelo teólogo, filósofo e escritor Leonardo Boff. Ele fará uma palestra com o tema 'A Justa Medida para a Ecologia Integral' e falará sobre o seu livro 'O pescador ambicioso e o peixe encantado'. Na sequência, será exibido o premiado curta-metragem 'Grão', dirigido por Adriana Miranda, filha da educadora Márcia Miranda e de Leonardo Boff.

Tradicional no calendário cultural da cidade, o FriCine chega à sua décima edição com uma programação de oficinas, palestras e a exibição de aproximadamente 100 filmes, de 21 países. O evento acontece até o dia 16 de outubro, no Teatro Sânia Cosmelli, no Colégio Nossa Senhora das Dores, e na Usina Cultural Energisa, no centro da cidade.

Na quinta, 13, haverá uma aula magna de direção ministrada pelo documentarista e professor Silvio Tendler – um dos mais reconhecidos cineastas brasileiros – e, no sábado, 15, o festival fará uma homenagem ao Cineduc (Cinema e Educação).

A instituição trabalha há 52 anos com o uso da linguagem audiovisual no processo educativo e a fundadora do projeto, Marialva Monteiro, estará presente no evento.

“O FriCine continuará revelando as visões de cineastas do Brasil e do mundo inteiro sobre os problemas que ameaçam o gênero humano e a biodiversidade”, afirma o idealizador e diretor do festival, Pedro Luiz Cavalcanti.

Tendo como tema 'Os refugiados da Terra', a edição deste ano registrou a inscrição de 3.058 produções de 114 países.

“É um número bastante expressivo, que demonstra uma crescente, extensa e aprofundada consciência da gravidade dos problemas e da urgência que a humanidade tem de encontrar verdadeiras e duradouras soluções”, avalia Pedro.

Entre os 102 filmes selecionados, há produções de todos os gêneros, formatos e durações, além de algumas estreias em nível nacional e internacional.

Em paralelo à exibição, serão promovidos debates temáticos e técnicos entre realizadores e o público. Toda a programação é gratuita.

Como começou

O Festival – chamado inicialmente como Muri Cine Vídeo Ambiental - foi criado em 2006, em Nova Friburgo, por Pedro Luiz Cavalcanti e Ana Maria de Hollanda Cavalcanti, como uma mostra informativa internacional.

O objetivo do evento é a divulgação de filmes, vídeos, ideias e ações que estimulem a percepção das plateias para as questões socioambientais. A criação do Festival contou com a parceria do Circuito Turístico Sabor Mury.

Em suas nove edições já realizadas, o FriCine ofereceu gratuitamente para a população de Nova Friburgo a exibição de mais de 600 filmes de 50 países, 33 palestras e debates, 21 oficinas, exposições de arte, educação e tecnologia; apresentações de teatro e música, lançamentos de livros e atividades na natureza.

Os eventos, de acordo com os organizadores, contaram com expressiva participação da população.

Destaques da programação

12/10 (quarta-feira)

Às 18h

  • Teatro Sania Cosmelli:

Palestra de Leonardo Boff (teólogo, escritor e filósofo), tendo como tema central seu novo livro: "O pescador ambicioso e o peixe encantado: A busca da justa medida".

Exibição do filme “Grão”, documentário de curta-metragem, ganhador de diversos prêmios no Brasil e no exterior, dirigido pela cineasta Adriana Miranda, filha da educadora Márcia Miranda, esposa de Leonardo Boff.

15/10 (sábado)

Às 17h

  • Teatro Sania Cosmelli:

MasteClass de direção por Sílvio Tendler (documentarista)

Às 19h30

  • Teatro Sania Cosmelli

Exibição dos filmes realizados por estudantes do ensino médio de Nova Friburgo, a partir das oficinas de produção audiovisual, desenvolvidas pelo FriCine no segundo semestre de 2022, junto a seis escolas do município.

Com o lema "As redações vão virar filmes" e o tema "A Terra e o Espaço para Todos", o projeto reuniu 40 pessoas, entre estudantes e professores, sob a coordenação pedagógica do professor Manoel Espedito. O trabalho contou com aulas de roteiro e direção de Alan Andrade e monitorias de Luciano Santos e Leo Dobrowsky.

Às 21h

  • Teatro Sania Cosmelli:

Premiação dos filmes vencedores das mostras competitivas, com a entrega dos seus respectivos Troféus Alcantarea Imperialis (nome científico de uma espécie de bromélia, endêmica da Serra dos Órgãos, que tem grande importância para a preservação da biodiversidade da Mata Atlântica de altitude da região)

16/10 (domingo)

Tarde/noite

  • Em diferentes localidades da cidade

  • Exibição dos filmes premiados

  • Encerramento do 10º FriCine (pelo canal do festival no YouTube)

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.