FriCine começa em Nova Friburgo; confira a programação
Festival de Cinema volta a acontecer após dois anos sem atividades presenciais

O o Fricine,festival de cinema socioambiental, volta a ser realizado esse ano em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, após um período sem atividades presenciais, por causa da pandemia da Covid-19.
A abertura será nesta quarta, dia 12, às 18h, pelo teólogo, filósofo e escritor Leonardo Boff. Ele fará uma palestra com o tema 'A Justa Medida para a Ecologia Integral' e falará sobre o seu livro 'O pescador ambicioso e o peixe encantado'. Na sequência, será exibido o premiado curta-metragem 'Grão', dirigido por Adriana Miranda, filha da educadora Márcia Miranda e de Leonardo Boff.
Tradicional no calendário cultural da cidade, o FriCine chega à sua décima edição com uma programação de oficinas, palestras e a exibição de aproximadamente 100 filmes, de 21 países. O evento acontece até o dia 16 de outubro, no Teatro Sânia Cosmelli, no Colégio Nossa Senhora das Dores, e na Usina Cultural Energisa, no centro da cidade.
Na quinta, 13, haverá uma aula magna de direção ministrada pelo documentarista e professor Silvio Tendler – um dos mais reconhecidos cineastas brasileiros – e, no sábado, 15, o festival fará uma homenagem ao Cineduc (Cinema e Educação).
A instituição trabalha há 52 anos com o uso da linguagem audiovisual no processo educativo e a fundadora do projeto, Marialva Monteiro, estará presente no evento.
“O FriCine continuará revelando as visões de cineastas do Brasil e do mundo inteiro sobre os problemas que ameaçam o gênero humano e a biodiversidade”, afirma o idealizador e diretor do festival, Pedro Luiz Cavalcanti.
Tendo como tema 'Os refugiados da Terra', a edição deste ano registrou a inscrição de 3.058 produções de 114 países.
“É um número bastante expressivo, que demonstra uma crescente, extensa e aprofundada consciência da gravidade dos problemas e da urgência que a humanidade tem de encontrar verdadeiras e duradouras soluções”, avalia Pedro.
Entre os 102 filmes selecionados, há produções de todos os gêneros, formatos e durações, além de algumas estreias em nível nacional e internacional.
Em paralelo à exibição, serão promovidos debates temáticos e técnicos entre realizadores e o público. Toda a programação é gratuita.
Como começou
O Festival – chamado inicialmente como Muri Cine Vídeo Ambiental - foi criado em 2006, em Nova Friburgo, por Pedro Luiz Cavalcanti e Ana Maria de Hollanda Cavalcanti, como uma mostra informativa internacional.
O objetivo do evento é a divulgação de filmes, vídeos, ideias e ações que estimulem a percepção das plateias para as questões socioambientais. A criação do Festival contou com a parceria do Circuito Turístico Sabor Mury.
Em suas nove edições já realizadas, o FriCine ofereceu gratuitamente para a população de Nova Friburgo a exibição de mais de 600 filmes de 50 países, 33 palestras e debates, 21 oficinas, exposições de arte, educação e tecnologia; apresentações de teatro e música, lançamentos de livros e atividades na natureza.
Os eventos, de acordo com os organizadores, contaram com expressiva participação da população.
Destaques da programação
12/10 (quarta-feira)
Às 18h
- Teatro Sania Cosmelli:
Palestra de Leonardo Boff (teólogo, escritor e filósofo), tendo como tema central seu novo livro: "O pescador ambicioso e o peixe encantado: A busca da justa medida".
Exibição do filme “Grão”, documentário de curta-metragem, ganhador de diversos prêmios no Brasil e no exterior, dirigido pela cineasta Adriana Miranda, filha da educadora Márcia Miranda, esposa de Leonardo Boff.
15/10 (sábado)
Às 17h
- Teatro Sania Cosmelli:
MasteClass de direção por Sílvio Tendler (documentarista)
Às 19h30
- Teatro Sania Cosmelli
Exibição dos filmes realizados por estudantes do ensino médio de Nova Friburgo, a partir das oficinas de produção audiovisual, desenvolvidas pelo FriCine no segundo semestre de 2022, junto a seis escolas do município.
Com o lema "As redações vão virar filmes" e o tema "A Terra e o Espaço para Todos", o projeto reuniu 40 pessoas, entre estudantes e professores, sob a coordenação pedagógica do professor Manoel Espedito. O trabalho contou com aulas de roteiro e direção de Alan Andrade e monitorias de Luciano Santos e Leo Dobrowsky.
Às 21h
- Teatro Sania Cosmelli:
Premiação dos filmes vencedores das mostras competitivas, com a entrega dos seus respectivos Troféus Alcantarea Imperialis (nome científico de uma espécie de bromélia, endêmica da Serra dos Órgãos, que tem grande importância para a preservação da biodiversidade da Mata Atlântica de altitude da região)
16/10 (domingo)
Tarde/noite
Em diferentes localidades da cidade
Exibição dos filmes premiados
Encerramento do 10º FriCine (pelo canal do festival no YouTube)
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.