MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Friburgo vai receber projeto cultural 'O Corpo Negro' com programação na praça e no Sesc

Projeto terá mostra de filmes, oficinas e espetáculos de dança; confira as atividades

Por Kessia Coutinho
11/05/23 - 16:32
Friburgo recebe projeto cultural 'O Corpo Negro' com programação na praça e no Sesc Espetáculo 'Motiró', da Cia Favela, será uma das performances apresentadas | Foto: Divulgação/Sesc

Começa nesta sexta-feira, dia 12, o projeto cultural ‘O Corpo Negro’, realizado pelo Sesc RJ, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

A programação é gratuita e conta com mostra de filmes, oficinas e espetáculos de dança, que irão ocorrer na unidade do Sesc e também no centro da cidade.

O filme ‘Damas do Samba’ vai ser exibido no teatro da unidade, às 14h, e também às 19h. A obra retrata a presença feminina na criação, manutenção e perpetuação do Carnaval carioca.

São musas, compositoras, passistas, madrinhas, carnavalescas, mulatas, intérpretes e até mesmo operárias que formam um painel de cores, sentimentos e sons na representação dessa cultura.

Ainda no teatro do Sesc, acontece a apresentação do espetáculo ‘Motiró’, da Cia Favela. O grupo traz ao palco uma desconstrução de movimentações.

Os bailarinos, com suas linguagens corporais reunidas, propõem uma nova movimentação, enaltecendo a importância da coletividade.

A palavra ‘Motiró’ significa, em tupi-guarani, a união de pessoas para a colheita ou construção de algo. A apresentação será no sábado, dia 13, às 20h.

No domingo, 14, das 9h às 12h, os coreógrafos Douglas Barreto e Wagner Faria, da Cia Favela, vão oferecer uma oficina de dança aberta ao público em geral, com uma introdução às bases das danças Hip Hop.

Já nos dias 17,18 e 19 de maio, das 18h às 21h, o mestre Manoel Dionísio, um dos principais nomes do samba carioca, vai realizar oficinas de mestre-sala e porta-bandeira.

Minas do Samba, Ginga Brasil e Jefferson Bilisco vão se apresentar na Praça Demerval Barbosa Moreira Minas do Samba, Ginga Brasil e Jefferson Bilisco vão se apresentar na Praça Demerval Barbosa Moreira | Foto: Divulgação/Sesc

As apresentações de dança continuam na semana seguinte, na praça Demerval Barbosa Moreira, no Centro.

No dia 24 de maio, a partir das 15h, a praça vai receber três performances com o tema samba: o espetáculo ‘Sambando’, com as Minas do Samba; a apresentação ‘No batuque do ziriguidum’, com Ginga Brasil, e ‘O corpo que habita o terno’, com o bailarino Jefferson Bilisco.

O festival termina com a mostra audiovisual no dia 26 de maio, quando vai ser exibido o documentário ‘Congar,’ às 14h, que registrou a viagem do Reinado de Nossa Senhora do Jatobá, de Belo Horizonte para o Rio, para apresentação no festival, no ano passado.

A obra mostra diferentes gerações da irmandade, que levam consigo os seus ritos e celebram juntos a fé, a memória e o tempo.

Já às 19h, será a vez dos curtas ‘Ilhas de Calor’, ‘Elegbará’ e ‘Só Sei Sentir’.

Os ingressos para os espetáculos devem ser retirados antecipadamente no Sesc.

O analista técnico de Artes Cênicas do Sesc RJ, André Gracindo, falou sobre a importância do evento, não só para Nova Friburgo, mas para todo país:

Mais do que uma ação afirmativa, que contribui para um ambiente justo e socialmente igualitário, o festival busca celebrar a contribuição desses artistas, em todo o país, para a dança. Durante um mês inteiro vamos parar unidades do Sesc no estado e mobilizar cidades para discutir dança e a urgência do combate ao racismo estrutural no setor cultural.

Além de Nova Friburgo e do Rio, a programação do festival ‘O Corpo Negro’ se estende até 28 de maio nas cidades Nova Iguaçu, Niterói, Petrópolis e Volta Redonda. A programação completa pode ser conferida no site do Sesc.

Artistas negros selecionados por edital público

O festival de dança ‘O Corpo Negro’ começou no dia 29 de abril, no Rio, com apresentação gratuita de espetáculos criados e executados por artistas negros e negras.

Realizado pelo Sesc RJ, o evento chega a sua terceira edição com mais de 90 apresentações, shows, mostra audiovisual, oficinas e debates, ao longo de um mês, selecionados por meio de um edital público.

A seleção dos artistas por meio de um edital afirmativo e inédito de dança para todo o Brasil tem o objetivo fortalecer o segmento, gerar empregabilidade e proporcionar um espaço de visibilidade para os seus trabalhos.

Foram destinados R$ 690 mil às produções, selecionadas no ano passado. De acordo com Gracindo, o projeto quer ser o ponto de partida para mais protagonismo negro na cultura brasileira.

O evento colabora com as discussões sobre como o racismo estrutural passa pela e com a necessária implementação de ações coletivas de outros setores da sociedade.

Gracindo reforça a importância da conscientização e da luta contra o racismo:

Que essas experiências produzam novas consciências sobre os processos históricos e as nossas responsabilidades pessoais e coletivas com a transformação da sociedade contra o racismo nas suas manifestações cotidianas.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.