MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, vai ganhar reforma, museu e escola ainda este ano

Convênio entre prefeitura e Uenf foi assinado no último fim de semana

Por Mateus Marinho
14/02/22 - 11:27
Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, vai ganhar reforma, museu e escola ainda este ano Fazenda Campos Novos vai receber uma reforma completa ainda neste ano | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A Fazenda Campos Novos, em Tamoios, Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, vai receber uma reforma completa. A novidade é fruto de uma parceria entre a prefeitura e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).

O convênio foi assinado no último sábado, 12, no evento Dia de Darwin, realizado na própria fazenda e organizado em conjunto pelas duas instituições. O evento reuniu dezenas de pessoas.

A previsão de entrega do prédio é em novembro, no mês de aniversário dos 407 anos da fundação da cidade, a sétima mais antiga do Brasil. O local passará a contar com um museu científico e uma escola de extensão da universidade.

A assinatura do termo de cessão de uso da sede da Fazenda Campos Novos para a Uenf foi realizada na Capela de Santo Inácio. A ação foi um dos últimos passos para a restauração do imóvel do século XVII, que será feita com recursos do Fundo Especial da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Na cerimônia, que contou com uma intérprete de libras, também foi assinado um acordo de cooperação com a diretora adjunta da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, Allana Frare, e com a diretora da Escola Municipal Prof. Edilson Duarte, Palmira Domingues.

O acordo busca levar interação entre a universidade e as escolas, promovendo um intercâmbio de instituições. Em um primeiro momento, serão instaladas estações meteorológicas nos dois colégios do município, seguido de diversas outras implantações, treinamentos e capacitações.

“Muito feliz de neste dia tão especial para a ciência, quando se comemora o Dia de Darwin, podermos trazer de vez a Uenf para a Fazenda Campos Novos. A partir de agora vamos iniciar a recuperação deste prédio, com recursos que vieram da Alerj. Muito importante ressaltar a parceria com as escolas municipais, que também vão colher os frutos dessa união”, explicou o prefeito José Bonifácio.

Entrega do prédio está prevista para novembro de 2022, mês de aniversário de Cabo FrioEntrega do prédio está prevista para novembro de 2022, mês de aniversário de Cabo Frio | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

O reitor da Uenf, Raul Palacio, agradeceu à prefeitura de Cabo Frio e ressaltou a união de todos os envolvidos no processo.

“Em primeiro lugar gostaria de agradecer ao prefeito José Bonifácio, ao seu grupo de trabalho e ao grupo de trabalho da Uenf. Tudo isso é fruto de um projeto coletivo e de um processo de união que está sendo levado à frente para benefício da sociedade por meio da educação. A importância deste momento atual, onde o Brasil passa por uma situação difícil em termos de projeto coletivo, assume uma importância extrema”, disse Raul Palacio.

O Dia de Darwin

Além da assinatura do convênio, o sábado também foi repleto de atividades educacionais. O Dia de Darwin celebrou o aniversário de Charles Darwin, e os 190 anos da visita do naturalista britânico em Cabo Frio.

A programação teve início às 8h, com a Feira do Produtor Rural que aconteceu no Parque de Exposições de Tamoios durante todo o evento. A feira contou com gastronomia rural, artesanato, passeio de pônei e cavalo, música ao vivo, entre outras atividades. Teve ainda contação de histórias e escorrega para as crianças.

Logo em seguida, teve início a Expo Ciência, que destacou as contribuições de Darwin e levou as coleções biológicas da Uenf ao conhecimento do público em geral.

Em diversos estandes com estudantes da universidade, foram expostos acervos, como uma coleção de mamíferos, animais silvestres empalhados, insetos polinizadores, palinoteca, clínica fitossanitária, coleção de anatomia de insetos, micobacterioteca, entre outras exposições.

Expo Ciência mostrou diversos animais empalhados ao públicoExpo Ciência mostrou diversos animais empalhados ao público | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

O evento também contou com a Feira de Troca de Sementes e Saberes, com a participação de produtores rurais de outras cidades do Estado do Rio e apresentação de Thâmara Figueiredo, Pós-Doutoranda no Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal da Uenf. Na ocasião também foi realizada uma oficina com agricultores e quilombolas.

No fim do dia, a Capela de Santo Inácio recebeu ainda uma tarde de autógrafos com o professor Luiz Mors Cabral, da UFF, que apresentou o livro “O Brasil de Darwin – As contribuições do Brasil para a Teoria da Evolução”.

O autor contou um pouco a respeito da visita do naturalista britânico ao Brasil, onde Darwin percebeu a existência do tempo geológico e desvendou boa parte da teoria da evolução por meio de seleção natural.

Charles Darwin no Brasil

Charles Robert Darwin nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809, na Inglaterra. Ele foi um naturalista, geólogo e biólogo britânico, célebre por seus avanços sobre evolução nas ciências biológicas.

Darwin ficou conhecido por sua obra “A Origem das Espécies”, que contribuiu para o entendimento da evolução e, atualmente, é considerado um dos livros acadêmicos de maior influência na história.

A passagem dele pelo Brasil foi muito importante para a Teoria da Evolução das Espécies. Foi em solo brasileiro que ele se deparou pela primeira vez com a diversidade da floresta tropical e também se chocou com a escravidão, reforçando suas convicções abolicionistas de que todos os seres humanos compartilham a mesma linhagem sanguínea em razão da ancestralidade comum.

Foi em 1832, há 190 anos, que a Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, recebeu a visita e teve a honra de hospedar Charles Darwin, durante sua viagem em excursão pelo interior do Rio, de 8 a 24 de abril.

Em 10 de abril, ele registrou em seu diário os elogios à comida, ao clima e colheu amostras de minérios no solo fértil da fazenda cabo-friense.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.