MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

E aí, trocaria o papel pela tela? Alguns motivos que justificam ter um e-reader

Mobilidade e economia estão entre as razões que levam as pessoas a comprar um leitor digital

Por Juliana Guzzo
03/06/19 - 11:45
E aí, trocaria o papel pela tela? Alguns motivos que justificam ter um e-reader Mobilidade e economia estão entre as razões que levam as pessoas a comprar um leitor digital | Foto: Banco de Imagem

Os e-readers, ou leitores digitais, são a escolha de muitos leitores assíduos e estudantes. Compactos, fáceis de usar e muito práticos, eles atendem as necessidades dos amantes da literatura e tecnologia. Esses aparelhinhos permitem que você consiga ter vários livros em um único dispositivo, evitando que você carregue peso e também eliminam a necessidade de um espaço físico para guardá-los em sua casa, como no caso dos livros físicos.

Diferente dos tablets, que atendem a usos mais diversos, permitindo a instalação de aplicativos e uma série de funcionalidades, o e-reader serve apenas para a leitura. Com menos funções, por que escolher um leitor digital? Entre os principais motivos elencados pelos leitores estão os displays em preto e branco, que não emitem luz, buscando um resultado que é bem próximo ao que você teria se estivesse folheando um livro de verdade. Além disso, por não emitirem luz, não cansam os olhos, mesmo depois de longos períodos dedicados à leitura.

Leitores digitais permitem armazenar grande quantidade de livros em um pequeno aparelhoLeitores digitais permitem armazenar grande quantidade de livros em um pequeno aparelho | Foto: Banco de Imagem

A autonomia e consumo de energia são outros pontos de diferença. As telas dos leitores digitais não consomem muita energia para funcionar, permitindo que o aparelho tenha semanas de uso com apenas uma recarga.

Para o contador Tarcísio Ferreira, de Cantagalo, Região Serrana do Rio, a mobilidade e a capacidade de armazenamento são as melhores características desse tipo de aparelho.

Gosto muito do aparelho, é muito útil pois posso utilizar em qualquer momento, em viagens em minha residência e no intervalo do trabalho. A maior utilidade é pelo fato de poder guardar vários arquivos. Só vejo um ponto negativo: o tamanho da tela, pois deveria haver maiores.

Essa é outra diferença entre os aparelhos, enquanto os tablets têm telas de até 12 polegadas, nos e-reader elas têm entre 6 e 7.

Acesso a livros estrangeiros e economia estão entre os motivos que levaram o servidor público do município de Cantagalo, Thiago Valente, a optar pelo leitor digital.

“Os preços dos ebooks são bem mais em conta do que os dos livros físicos. A questão de acesso a livros em outras línguas também foi fundamental. Há livros que demoram ou nem chegam a serem vendidos no Brasil. Com o leitor eu consigo comprar, assim que são lançados, na versão digital. A duração da bateria e as opções de marcação e anotação nos textos foram importantes para minha escolha pelo leitor”, enumera Thiago.

Com preços que variam entre 299 até pouco mais de mil reais, os e-reader ainda são opções mais baratas e econômicas ao longo do tempo, já que gastam menos bateria do que os tablets. Algumas marcas também oferecem como atrativos aos consumidores acesso a vários livros de forma gratuita ou com descontos, além de antecipar lançamentos para os leitores mais ansiosos.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.