MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ballet Stagium comemora 50 anos com apresentação online nesta quinta-feira, 22

Uma seleção de atrações para aquecer o inverno no maior festival cultural do estado

Por Redação Multiplix
21/07/21 - 16:10
Ballet Stagium comemora 50 anos com apresentação online nesta quinta-feira, 22 Trecho de 'O Canto da Minha Terra', do Ballet Stagium | Foto: Divulgação/Arnaldo J. G. Torres

Impossível passar em branco! A agenda cultural, especial deste inverno, destaca algumas das atrações do Festival Sesc RJ que ocorre todos os anos na serra fluminense e, em 2021, devido à pandemia, utiliza as plataformas virtuais e chega aos mais distantes lugares do planeta.

Documentário e conversa sobre o cineasta Humberto Mauro, Seminário sobre Paulo Freire, vivência com slammers sobre poesia falada e live com a artista visual Ilana Paterman Brasil estão entre os destaques desta quinta-feira, 21.

Fundada em 1971, a companhia Ballet Stagium, de São Paulo, comemora seus 50 anos. A celebração será nesta quinta-feira, 22, às 19h, com uma apresentação online de “O canto da minha terra”, espetáculo em que o grupo se lança na tarefa de representar, através da dança, toda a poesia de um dos principais nomes da MPB: Ary Barroso. A transmissão será pelo YouTube (/portalsescrio).

Dirigida por Decio Otero e Márika Gidali, a obra adentra nas comemorações do meio século de existência e resistência da companhia, que está em constante trânsito entre tradição e ruptura, propondo a reflexão sobre o Brasil em sua complexidade social, histórica e cultural. O espetáculo foi gravado este mês exclusivamente para o Festival Sesc de Inverno no Sesc Pinheiros, em São Paulo.

Documentário sobre Humberto Mauro

Às 14h, o público poderá assistir, também pelo YouTube, o documentário “Humberto Mauro”. Selecionado em 2018 para o 75º Festival Internacional de Cinema de Veneza, o filme reúne trechos de obras do cineasta e entrevistas que trazem um panorama da vida e da carreira desse grande nome do cinema nacional. Após a exibição, o diretor André Di Mauro, sobrinho-neto de Humberto, participa de uma conversa online com os pesquisadores Mateus Nagime e Sheila Schvarzman.

Seminário sobre Paulo Freire

Às 17h, começa o Seminário Educação e Tecnologias – Paulo Freire. O debate reunirá o antropólogo, folclorista, educador popular Tião Rocha, fundador e presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento; e o professor Walter Omar Kohan, pós-doutor em Filosofia pela Universidade de Paris 8 e professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Eles abordarão as contribuições das tecnologias e as novas adaptações dos processos educativos nos meios digitais, tendo como ponto de partida as “múltiplas formas de leitura e apreensão dos mundos possíveis”.

Vivência sobre poesia falada

Às 18h, os slammers Luz Ribeiro e Tom Grito iniciam uma vivência literária que se estende até o dia 25, destinada a poetas, escritores, professores e demais interessados. A atividade destacará a importância da oralidade e as possibilidades de performance, criação e técnica. Os encontros virtuais acontecem entre 18h e 20h pelas plataformas Google Meet e Zoom, e os interessados devem fazer inscrição prévia. Informações em www.sescrio.org.br ou no instagram da unidade Sesc Três Rios (@sesctresrios).

Live com Ilana Paterman Brasil

Às 19h, a artista visual Ilana Paterman Brasil participa de um bate-papo pelo Instagram do Sesc Teresópolis (@sescteresopolis) no qual discorrerá sobre o seu processo criativo. A artista está participando do Festival Sesc de Inverno com projeções audiovisuais nos hotéis Sesc Alpina (Teresópolis) e Sesc Nogueira (Petrópolis), exclusivas para hóspedes. A sua obra, dedicada ao desenho do corpo em movimento, reinventa o cotidiano em híbridos de aquarelas e animação por rotoscopia, investigando a potencialidade de corpos femininos e marginalizados.

Quer saber mais? Programação completa em www.sescrio.org.br.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.