MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Você sabe o que é empatia? Busca pela palavra na internet teve aumento de 450%

Durante a pandemia do novo coronavírus, exemplos positivos e negativos de ações tomam as redes sociais

Por Isadora Jaron
06/07/20 - 11:29
Você sabe o que é empatia? Busca pela palavra na internet teve aumento de 450% Ser empático é estar em sintonia com o modo como as pessoas pensam e/ou agem | Foto: Banco de Imagem

O significado da palavra empatia tem sido bastante procurado na internet, ainda mais no período da pandemia do novo coronavírus. Na última semana, por exemplo, as pesquisas pelo significado da palavra tiveram um aumento de 450% no Google. Mas você sabe o que significa empatia e por que cada vez mais essa palavra está sendo usada?

De acordo com os dicionários, empatia é a “capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de aprender do modo como ela aprende”. Em tempos de crise sanitária, onde o isolamento social e a quarentena são questões muito debatidas, a palavra empatia aparece em diversos exemplos, positivos e negativos.

“Alteridade é uma palavra muito importante. A capacidade de nos colocarmos no lugar do outro é um exercício que devemos praticar no cotidiano. A empatia faz com que sejamos capazes de nos solidarizarmos com a dor do outro e que empreendamos esforços no sentido de suavizá-la. A sociedade atual, extremamente competitiva e egocêntrica, tem colocado os interesses particulares acima dos coletivos”, destaca o professor de sociologia João Canto.

Você se solidariza com a dor de alguém que perdeu um ente querido por covid-19? Você é capaz de ser solidário com alguém que furou a quarentena em festas e saídas e acabou contraindo o novo coronavírus? Nas redes sociais, podemos ver exemplos de pessoas que não concordam com as ações de outros indivíduos que continuam saindo sem necessidade ou que não acreditam na pandemia e são julgados por isso.

“O sociólogo polonês Zygmunt Bauman falava do conceito de liquidez, ou seja, a superficialidade e a ausência de vínculos, a falta de solidez nas relações interpessoais. Há que se desenvolver a sensibilidade para que se tenha empatia. Em uma sociedade marcada pela competição desenfreada, educar para a solidariedade é um desafio das instituições e das famílias que sonham com um mundo mais justo, fraterno e igualitário”, explica João Canto.

E durante a pandemia do novo coronavírus, falta mesmo empatia? De acordo com a psicóloga Sarah de Almeida, mesmo com o isolamento social e a recomendação de permanecer distante um do outro, nada impede que as pessoas possam ver o próximo “com outros olhos”.

“A empatia se enquadra como uma habilidade e inteligência emocional inerente à toda humanidade, variado seu grau de pessoa para pessoa. Sendo assim, ser empático é conseguir ler emocionalmente um indivíduo, além de estar em sintonia com o modo como as pessoas pensam e/ou agem e a partir daí, conseguir colocar em palavras ou atos a compreensão do mundo tal como o outro percebe de forma não taxativa, mantendo o respeito diante dos sentimentos alheios, ainda que sem concordar com eles”, enaltece Sarah.

A psicóloga ainda destaca que a empatia pode ser trabalhada em cada indivíduo, ouvindo as pessoas, prestando a atenção, tratando todos com educação e colocando-se no lugar do outro.

“O mais interessante é que por ser uma habilidade, ela pode ser exercitada e desenvolvida por todas as pessoas, independente da idade, gênero e classe, sendo possível dizer que as pessoas que desenvolvem ao longo da vida essa habilidade se tornam indivíduos mais contentes, compreensíveis, sensíveis, agradecidos e solícitos”, finalizou.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.