MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Veja como vai ficar o tempo neste Carnaval fora de época em Nova Friburgo

Temperaturas devem começar a mudar já nesta quinta-feira, segundo a previsão

Por Natalia Amorim
12/05/22 - 09:42
Veja como vai ficar o tempo neste Carnaval fora de época em Nova Friburgo Previsão de temperaturas baixas e chuva para o período de Carnaval em Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Dos últimos dias para cá, os friburguenses, que já tinham se acostumado com os dias mais quentes, tiveram que tirar os casacos do armário após sentirem uma queda considerável nas temperaturas.

Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Marlene Leal, a razão para isto está relacionada à chegada de uma massa de ar subtropical, que veio do sul do país para o estado do Rio.

Essa massa de ar quente da semana passou, mas já dá lugar a uma frente fria que deve chegar à cidade já nesta quinta, dia 12, trazendo o frio novamente à cidade, assim como chuvas e ventos.

E, por isto, o friozinho deve se manter durante o período do Carnaval, que acontece fora de época em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, devido às incertezas sobre a evolução da pandemia.

Segundo a meteorologista, a folia na cidade será, de fato, atípica, não só pela data, mas também pelo clima. Quem está habituado a curtir Carnaval com temperaturas mais quentes, irá experimentar momentos diferentes.

De sexta, dia 13, a segunda-feira, dia 16, feriado pelo aniversário da cidade, as temperaturas vão variar entre 11ºC e 21ºC e poderão vir acompanhadas de chuva fraca e tempo nublado.

Na segunda-feira, dia 16, aqueles que forem acompanhar a apuração das escolas de samba na Avenida Alberto Braune, no Centro, devem levar o casaco e um guarda-chuva. A previsão é de muita nebulosidade e chuva fraca ao longo de todo o dia.

Efeito La Niña

O frio antecipado pode ser efeito do prolongamento do La Niña (fenômeno natural caracterizado pelo resfriamento anormal das águas do oceano), que se estabeleceu na primavera de 2021, atravessou todo o verão de 2022, já afeta o outono, promete ficar durante o inverno e ameaça se estender até o início do próximo ano.

Segundo a Climatempo, o fenômeno havia perdido força em fevereiro e março, mas voltou a se intensificar em abril, com o deslocamento de águas mais frias das camadas mais profundas do Pacífico em direção à superfície. Esse novo resfriamento indicou aos meteorologistas que o efeito poderá persistir por mais alguns meses.

Como um dos principais efeitos de La Niña é o frio precoce, em fevereiro, a Climatempo já previa que maio poderia ser um mês com bastante oscilação de temperaturas, variando de dias muito quentes para frios, devido ao avanço de massas de ar de origem polar.

A Climatempo também já previa, na época, uma primeira onda de frio intenso para a segunda quinzena de maio.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.