MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Veja como vai ficar o funcionamento das agências bancárias no feriadão prolongado no estado do Rio

Confira posicionamento dos bancos da Febraban e da prefeitura de Nova Friburgo

Por Redação Multiplix
26/03/21 - 17:26
Veja como vai ficar o funcionamento das agências bancárias no feriadão prolongado no estado do Rio Agências bancárias vão poder funcionar durante feriado prolongado em Nova Friburgo | Foto: Arquivo/Bianca Chaboudet

A antecipação de feriados no estado do Rio gerou uma avalanche de decretos por parte dos municípios e a adoção de medidas mais rígidas para conter a propagação dos casos do novo coronavírus. Mas, em meio às restrições e proibições, muitos cidadãos se perguntam: como fica o funcionamento dos bancos durante o recesso que ocorre entre 26 de março e 4 de abril.

Para saber qual procedimento será adotado, a reportagem do Portal Multiplix conversou com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e com algumas instituições bancárias que estão presente na Região Serrana do Rio.

Em Nova Friburgo, a prefeitura autorizou o funcionamento de agências bancárias, casas lotéricas e instituições financeiras, através do decreto 939.

Segundo a Febraban, os bancos darão prioridade ao atendimento por seus canais digitais, nas localidades em que houver a antecipação de feriados ou com restrições mais rigorosas de isolamento social.

As agências recomendam a seus clientes e a população em geral, concentrar as atividades bancárias via aplicativo de celular e internet, pelo atendimento telefônico e nos caixas eletrônicos, nas salas de autoatendimento das agências e caixas 24 horas.

Confira as orientações da Federação sobre os pagamentos e os prazos de vencimentos nas datas dos feriados.

Todas as agências vão fechar?

O atendimento presencial nas agências dependerá dos decretos municipais e estaduais. Mesmo nas cidades em que o atendimento presencial seja possível, o atendimento será restrito aos casos absolutamente necessários, em caráter excepcional e contingenciado, mediante triagem, controle e adoção de rígidos protocolos sanitários.

A Febrabran orienta que terão prioridade casos de recebimento de benefícios sociais, pagamento de salários, aposentadorias e pensões àqueles que não têm acesso a canais digitais ou remotos.

A federação ressalta a importância do uso dos canais digitais a fim de evitar a concentração de pessoas nas agências. Essas são ações eficazes de prevenção recomendadas pelas autoridades sanitárias.

As datas dos pagamentos mudam nos feriados antecipados?

Não. Os pagamentos que caírem nas datas dos feriados antecipados continuam com o mesmo prazo. Fique atento e faça os pagamentos nos canais digitais do seu banco, como aplicativo, internet banking ou central telefônica.

Os bancos não podem, por iniciativa própria, alterar essas datas, pois observam as condições contratuais com os emissores dos boletos e as normas de liquidação e compensação de pagamentos do Banco Central.

Transações bancárias

As transações bancárias funcionarão normalmente nos canais digitais e em caixas eletrônicos (se puderem funcionar, seguindo a orientação do decreto estadual ou municipal).

A agência não abriu, mas preciso falar com meu banco?

Entre em contato com o seu banco através da central de atendimento. Os bancos contarão com equipe interna trabalhando para atender seus clientes da melhor forma possível.

Lembre-se: essas são medidas importantes para evitar aglomerações e para garantir a segurança de todos.

Bancos

Procurados pela equipe do Portal Multiplix, o Itaú e Banco do Brasil responderam que seguirão as deliberações da Febraban.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.