MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

'Por Amor': friburguense viaja do Brasil para a Inglaterra e participa do funeral da rainha Elizabeth II

Renata Estefan conta que ficou dias sem dormir e passou a noite do chão para acompanhar esse momento histórico

Por Nai Frossard
20/09/22 - 18:00
'Por Amor': friburguense viaja do Brasil para a Inglaterra e participa do funeral da rainha Elizabeth II Renata Estefan foi até a Inglaterra para o funeral da rainha | Foto: Renata Estefan

A rainha Elizabeth II era amada por milhares de pessoas e, por diversos motivos, em todos os cantos do mundo. Muita gente não poupou esforços para chegar até Londres na segunda, 19, dia em que aconteceu a procissão do funeral de uma figura lendária. No meio da multidão, uma admiradora acompanhava cada minuto daquele momento histórico.

Renata Estefan, estilista friburguense da Louis Vuitton, em Paris, enfrentou horas de avião, ficou sem dormir mais de dois dias e passou uma noite deitada no chão, na rua, para garantir seu lugar para ver a despedida da monarca inglesa.

Renata passou a noite deitada na rua esperando a procissãoRenata passou a noite deitada na rua esperando a procissão | Foto: Renata Estefan

Quando decidi vir para o velório e sabia que teria dormir na rua pensei em quem eu poderia chamar para vir comigo. Mas percebi que não havia ninguém em volta para isso, pois era preciso um amor profundo pela rainha para suportar com alegria o que teria que ser suportado naquela noite de véspera.

Então Renata, que estava no Brasil quando a morte foi anunciada, viajou sozinha para a Inglaterra. Decidida em tudo na vida, ainda criança, Renata tinha algumas certezas: além da determinação de que um dia trabalharia na Chanel, ela tinha a convicção de que um dia vestiria a monarquia.

Renata conta que sempre foi apaixonada pela elegância da rainha, que usava roupas de caimento perfeito e numa vasta paleta de cores, acompanhadas de chapéus e joias, tudo combinando harmonicamente.

“Elegância em se vestir e em falar. No olhar e nos gestos, como um simples aperto de mão”, disse a estilista de uma das maiores grifes francesas e admiradora de Elizabeth II.

Renata Estefan revela que o projeto final da faculdade que fez em Londres falava sobre a rainha.

Eu sou apaixonada pelas suas roupas, ela criou uma identidade única que pertence só a ela. Ninguém mais no mundo, em toda a existência, conseguiu isso.

A friburguense estava emocionada entre os milhares de integrantes das forças armadas do Reino Unido participando do funeral de Estado da rainha Elizabeth II — um dos maiores eventos cerimoniais das últimas décadas.

O caixão da rainha na hora da procissãoO caixão da rainha na hora da procissão | Foto: Renata Estefan

A procissão que envolveu militares, família real e aqueles que dedicaram a vida ao serviço da rainha e deu à monarca uma despedida final, antes do enterro no Castelo de Windsor, foi identificada como um momento histórico que Renata viveu. Mesmo tendo feito tantos sacrifícios para estar lá.

Eu sabia que ficaria três dias com a mesma roupa e que dormiria na rua para ver o funeral. Mas eu posso hoje dizer que fiz parte da história. Que eu vi aquilo tudo acontecer e que eu vivi um dos maiores dias da história moderna.

Apenas com uma mochila com documento, escovas de cabelo e de dentes, desodorante, peças íntimas e um par de meias, Renata saiu do aeroporto com um buquê direto para o local onde os súditos da rainha estavam deixando as flores.

Eu pude ler o cartão das pessoas e foi ali que chorei. Eram cartas e mais cartas de eterna gratidão. Desenhos feitos por crianças, cartas de amor e admiração, deixados por homens e mulheres do mundo inteiro.

Renata conta que sentiu “uma chuva de amor” nas ruas do Reino Unido. Mas o momento mais difícil aconteceu quando começou a anoitecer e o frio chegou. Deitada em cima de um plástico no chão, ela percebeu a demonstração de amor de todos, com as pessoas ajudando as outras. Cobertores, chocolate quente, luvas chegaram até Renata, que observava tudo.

Enquanto a polícia passava de noite vendo pessoa por pessoa e perguntando se estavam bem, um senhor contava histórias de para as pessoas que não estavam conseguindo dormir. Ela traduziu todo aquele sentimento no espírito de união de todo aquele povo. Mas, quando as pessoas perguntam para Renata porque tanto esforço para estar lá, ela tem apenas uma resposta: “Por amor”.

Ela foi capaz de unir o mundo em vida e a união do mundo foi vista no dia do seu enterro.

Imagem da rainha estava em todos os lugares do Reino Unido Imagem da rainha estava em todos os lugares do Reino Unido | Foto: Renata Estefan

Renata conta que fez amigos pelas ruas de Londres, nas horas que ficou esperando o caixão da rainha passar, sendo puxado por mais de 100 homens. E que os momentos marcantes impulsionaram os próximos planos:

Fiz amigos que ficarão para sempre e já marcamos de ver a coroação filho da rainha Elizabeth II.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.