MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Já pensou em fazer uma ceia vegetariana ou vegana? O cardápio já é oferecido em Teresópolis

Rocambole de lentinha, salpicão com jaca, chocotone e docinhos sem glúten estão entre as opções

Por Isadora Jaron
11/12/20 - 15:39
Já pensou em fazer uma ceia vegetariana ou vegana? O cardápio já é oferecido em Teresópolis Rocambole de lentilha, chocotone vegano e docinhos sem glúten | Fotos: Divulgação/Vegetariando Terê e Vegan Food

Já pensou em fazer uma ceia de Natal sem carne? A opção é possível e em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, alguns estabelecimentos oferecem o jantar natalino sem os assados animais e com muito mais lentilhas, frutas secas, legumes, entre outros produtos. Essa é a ceia vegetariana/vegana que está chamando a atenção não só dos adeptos desse estilo de vida.

O Natal, representado pelo jantar farto com peru, chester, lombo, salada de bacalhau e salpicão, pode ser substituído por opções mais saudáveis e com zero carne.

“Normalmente a dificuldade da ceia vegetariana, vegana, é que são poucas pessoas vegetarianas. Então acaba que tudo se coloca carne. Faz um arroz, presunto e uma farofa de bacon. E na verdade uma ceia vegetariana pode ser super simples. Você pode fazer um arroz colorido, com pastas, com milho, ervilha, sem precisar botar nenhum produto de origem animal. Dá até pra fazer uma farofa com banana”, explicou a empresária Solana Guerra.

Pela dificuldade que as pessoas têm de fazer uma ceia sem carne, ou preparar pratos para receber algum familiar ou amigo que seja vegetariano, Solana decidiu montar um cardápio especial para o Natal, com rocambole de lentilha com quinoa, recheado de purê de batata e legumes, chocotone/panetone e pavê de chocolate com coco.

“Temos essas opções, o rocambole de lentilha, temos o seitan, que é como se fosse uma carne de glúten, que fica muito gostosa, dá pra fazer com molho madeira, fica bem interessante. Hoje em dia se tem produtos prontos, industrializados, tem um que lembra o tender, alguma coisa assim. É uma questão de criatividade mesmo, dá pra fazer salpicão com carne de jaca, dá para criar várias coisas. Realmente não é tão simples como o básico do Natal que todo mundo consome”, destaca.

A empresária Érika Carvalho também é proprietária de um estabelecimento que vende produtos vegetarianos congelados. Ela está recebendo encomendas para o Natal desde a primeira quinzena de novembro.

“Para a ceia preparamos um rocambole de lentilha com recheio de tofu, damasco e castanha do Pará. Os doces, temos panetone e chocotones veganos e sem glúten e docinhos de festa. A ceia vegetariana é tão saborosa quanto as outras, porém sem nenhum tipo de origem animal no prato”, comenta.

Mas será que deixar de consumir os tradicionais pratos da ceia natalina e substituí-los por produtos sem glúten, lactose ou derivados de animais, fica saboroso assim?

“Com certeza. Quando descobrimos que o sabor não está atrelado ao consumo de produtos de origem animal, nos deslumbramos com um mundo incrível na cozinha, criando pratos deliciosos e quitutes que não deixam nada a desejar. A cozinha vegetariana é muito criativa, viva e colorida, com muito potencial ainda a ser explorado”, enalteceu Érika.

Em Teresópolis, os produtos vegetarianos e veganos são encontrados em algumas lojas especializadas e com pequenos produtores, como a Solana e a Érika.

“Eu vejo muito acontecendo dos pequenos produtores, como eu, que começarem a vender algum produto vegetariano, seja em salgadinho, doce, marmita, mas algumas pessoas acabam desistindo porque não é um mercado muito fácil. As pessoas estão mais curiosas e algumas já tão adotando uma dieta sem carne vermelha ou um dia sem carne. Já estão tomando uma consciência, não só pela causa animal, mas por questão de saúde, por questão ambiental”, explica Solana.

O vegetarianismo no Brasil vem crescendo. Segundo uma pesquisa do Ibope, o número de pessoas que aderem a dieta sem carne já representa 14% da população brasileira.

Érika também acredita que o mercado está crescendo e se adequando ao público vegetariano e vegano que a cada dia está com mais adeptos.

“Acredito que ainda há uma carência, mas como o número de adeptos ao vegetarianismo tem crescido nos últimos anos, o mercado vem se adequando a este público e trazendo aos poucos mais opções veganas e vegetarianas”, finaliza.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.