MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Hospital Universitário de Cabo Frio segue sem realizar atendimentos

Unidade foi inaugurada há mais de um mês, mas ainda não recebeu pacientes

Por Mateus Marinho
16/11/21 - 16:32
Hospital Universitário de Cabo Frio segue sem realizar atendimentos Inauguração em outubro contou com a presença do governador Cláudio Castro | Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro

O Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, está com as portas fechadas, mesmo depois de ter sido inaugurado. A abertura aconteceu há pouco mais de um mês, no dia 15 de outubro, e contou com a presença do governador do estado, Cláudio Castro.

Esse é o antigo hospital da Unilagos, que desde a reforma e inauguração, é administrado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A ideia é que, no futuro, a unidade seja ligada à Faculdade de Ciências Médicas que a Uerj vai inaugurar no município.

Atualmente, o objetivo é receber pacientes com foco no tratamento da Covid-19 e no pós-doença, com o acompanhamento de sequelas. Mas não é isso que acontece.

A unidade ainda não realizou nenhum atendimento e não recebeu nenhum paciente. Mesmo dispondo de 50 leitos, com UTI equipada com ventiladores mecânicos e monitores multiparâmetros doados pela Rede D’Or.

Além disso, o hospital possui capacidade para 380 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos e pessoal administrativo.

Mas tudo isso ainda não saiu do papel porque, segundo a Uerj, a queda dos casos da Covid-19 permitiu a ampliação da atuação do hospital, para abranger o atendimento a pacientes que aguardam cirurgias eletivas, como vesícula e hérnia, por exemplo, e que ficaram represadas durante a pandemia.

Por isso, houve necessidade de adiar a abertura do hospital, para efetuar a repactuação com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). E com essa nova repactuação, a unidade passará a realizar, ainda segundo a Uerj: colecistectomia (cirurgia de vesícula), histerectomia (remoção cirúrgica do útero), hernioplastia (operação de hérnia) e cirurgia da mão.

A previsão é iniciar as atividades tão logo o hospital receba autorização da Vigilância Sanitária, que exigiu novo CNPJ para a unidade. O processo de obtenção do novo CNPJ já está em curso, de acordo com a universidade.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.