Grupos de excursão vão descer a serra para passar o Réveillon em Copacabana
Queima de fogos na orla carioca e grandes shows devem atrair dois milhões de pessoas esse ano

Pela terceira vez, o comerciante Leandro Gomes, morador de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, não tem dúvida sobre o que fazer na virada do ano e o destino é certo: Copacabana.
É da praia carioca que ele e sua esposa assistem a famosa queima de fogos e a contagem regressiva para a chegada do ano novo.
Ele e dezenas de pessoas descem a serra para ver o espetáculo de luzes no céu e shows, na orla apinhada de gente dos quatro cantos do planeta.
Assim como Leandro, outros moradores de Friburgo também reservam a data para esperar o Ano Novo em Copacabana.
Algumas empresas de turismo da cidade organizam as viagens que custam em torno de 200 reais, em vans ou ônibus – algumas até com ceia incluída – para chegar em um dos lugares mais disputados para despedir do ano velho.
A empresária Rosângela Campos é multivalente: ela organiza as excursões de Réveillon para o Rio há 20 anos e produz toda a ceia. “Faço bolo, gelatina, salgadinhos e salada de fruta para a celebração”, afirma Rosângela.
Margarida Velloso também está há quase duas décadas oferecendo esse roteiro de fim de ano. “Levo só uma van porque fico preocupada com a quantidade de pessoas. Cada um leva um prato e o nosso grupo ceia na orla”, afirma Margarida.
Na lista, onde um leva um empadão, outro leva umas rabanadas ou frutas, todo mundo é feliz na van da Margarida.
Ela, como a maioria dos organizadores, vai durante a tarde de 31 de dezembro e volta na madrugada do dia que inaugura o novo ano. São cerca de 15 pessoas que ela leva todo ano e a programação se repete há 18 anos.
A empresa de turismo Serratour vai levar pelo menos duas vans para a comemoração na areia de Copa. Eles são mais recentes no negócio: organizam as viagens no Réveillon há cinco anos.
Mas a empolgação é igual a de todo mundo que desce a serra para respirar a maresia e chamar boas vibrações para o ano vindouro. Por R$ 230 por pessoa, a viagem não inclui ceia, mas oferece um lanche no trajeto.
Iza e Zeca Pagodinho fazem shows em Copacabana no Réveillon | Fotos: Reprodução/Redes Sociais
A previsão de público para o Réveillon desse ano é de dois milhões de pessoas, após dois anos suspenso por causa da pandemia de Covid-19. Mas esse ano a virada de ano em Copacabana terá um novo esquema de segurança.
Foram instaladas torres de vigilância na areia e quem for para a beira da praia do bairro da zona sul do Rio na noite do dia 31, será revistado.
A Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro informou que o reforço no policiamento em Copacabana vai começar às 14h de sábado e serão empregados meios como grades móveis e imagens aéreas para fazer o controle de fluxo do público.
A festa da virada terá dois palcos e 20 torres de som em Copacabana, com a queima de fogos com duração de 12 minutos.
No palco principal, em frente ao hotel Copacabana Palace, as atrações serão os cantores Zeca Pagodinho, Iza e Alexandre Pires, além da bateria da Grande Rio.
No palco na altura da Rua Santa Clara, subirão Martnália, as bandas Gilsons e Bala Desejo e a bateria da Beija-Flor.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.