MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Encontro de líderes comunitários de Teresópolis anuncia iniciativas para o 1º semestre do ano

Propostas foram debatidas entre Defesa Civil, Prefeitura e associações de moradores do município

Por Redação Multiplix
02/03/21 - 13:36
Encontro de líderes comunitários de Teresópolis anuncia iniciativas para o 1º semestre do ano Primeiro Encontro de líderes comunitário de Teresópolis aconteceu no último sábado | Foto: Bruno Nepomuceno/Prefeitura de Teresópolis

O 1º Encontro de Líderes Comunitários de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, realizado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil, aconteceu no último sábado, 27, no auditório da Igreja Lagoinha, na Várzea. Reunindo representantes de associações de moradores da cidade e do interior, para falar sobre importantes iniciativas para serem executadas ainda no primeiro semestre de 2021, foram debatidas três importantes propostas:

  • Criação do Departamento de Proteção Comunitária
  • Implantação do projeto Engenheiro Comunitário de Defesa Civil
  • Extensão do Projeto Proteger Teresópolis para o bairro de São Pedro

Liderado pelo Coronel Albert Andrade, Secretário de Defesa Civil, o encontro foi acompanhado pelo Secretário de Governo, Gilson Barbosa, e o Ouvidor Geral do Município, Leonardo Manso. Também contou com a presença do Deputado Federal Hugo Leal, da vereadora Érika Marra e de representantes do 16º Grupamento de Bombeiro Militar e do 30º Batalhão de Polícia Militar.

“Tivemos uma participação bem ampla dos líderes comunitários, atendendo ao objetivo de aproximar a Defesa Civil das comunidades para identificar problemas de forma antecipada e apresentar soluções. Teremos um crescimento bem grande do nosso trabalho preventivo no período de outono e inverno, e a parceria das lideranças comunitárias é fundamental para o sucesso das ações planejadas”, avaliou o Coronel Albert.

Projetos

Uma das iniciativas anunciadas foi a criação do Departamento de Proteção Comunitária. A proposta é que o setor da Defesa Civil fique responsável pela interação com as lideranças comunitárias para a capacitação periódica dos voluntários dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil.

Além disso, foi apresentada a implantação do projeto Engenheiro Comunitário de Defesa Civil, também chamado de Engenharia do Bem. A proposta é oferecer auxílio técnico aos moradores de áreas de risco que têm suas casas interditadas por problemas estruturais, mas que não possuem recursos para contratar os serviços de um engenheiro para a desinterdição do imóvel, dentro das exigências do Decreto Municipal 4.846/2017.

O bairro de São Pedro também esteve em pauta com a expansão do Projeto Proteger Teresópolis. Lançado e homologado em março de 2019, o programa une a Defesa Civil Municipal e o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) no mapeamento dos bairros mais vulneráveis aos desastres naturais, criando protocolos de prevenção e de socorro específicos para a realidade climática, topográfica e geológica de cada área.

Até o momento foram atendidos os bairros do Vale da Revolta, Jardim Meudon, Coréia, Quinta Lebrão, Fonte Santa e Fischer. Interrompido devido à pandemia de Covid-19, o Proteger Teresópolis está previsto para ser retomado em abril.

“A meta é ampliar a conscientização da população no período de estiagem, colocar as ações preventivas em prática e evitar ocorrências mais graves nos períodos de fortes chuvas”, comentou Gilson Barbosa.

Os líderes comunitários aprovaram a aproximação entre poder público e os representantes das associações de moradores.

“Valeu muito esse encontro, porque ficamos por dentro dos projetos que serão realizados em breve”, resumiu Cirilo Santos, representante da Associação de Moradores da Granja Florestal.

A presidente da Associação de Moradores do Parque do Imbuí , Ruth Ferreira, também esteve presente na reunião.

“Os líderes comunitários estão atentos às ações do Poder Executivo. É necessário tempo para as coisas acontecerem, mas percebemos as intenções e os bons caminhos para as realizações. Espero que esse diálogo contribua para transformar a realidade do nosso município”, concluiu.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.