MENU

Portal Multiplix

Empresa de água de Nova Friburgo inaugura obra da Adutora de Amparo nesta quarta

Construção realizada pela concessionária Águas de Nova Friburgo interliga a adutora ao Sistema Rio Grande de Cima, o que deve resolver os problemas de desabastecimento em períodos de seca

Por Redação Multiplix
16/12/19 - 10:13
Empresa de água de Nova Friburgo inaugura obra da Adutora de Amparo nesta quarta Obra interliga a Adutora de Amparo ao Sistema Rio Grande de Cima | Foto: Divulgação/Frank Rocha (Águas de Nova Friburgo)

A concessionária de água e esgoto de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, vai inaugurar as obras de extensão de rede da Adutora de Amparo nesta quarta-feira, 18, às 10h, em evento organizado no campo do Amparo Futebol Clube, na rua Dez de Outubro, s/n.

De acordo com comunicado da empresa, foram executados 8.243 metros de rede ao longo da RJ-150, nos bairros Alto da Chácara do Paraíso, Parada Folly e Estrada do Barroso.

Ainda segundo a concessionária, as obras permitiram que o distrito de Amparo fosse interligado ao principal sistema de abastecimento de água da cidade, o Sistema Rio Grande de Cima (RGC), responsável pela distribuição de água tratada para 60% da população urbana.

Segundo o superintendente da concessionária, João Henrique de Sá, o manancial que abastece a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Amparo não é permanente e, nos períodos de seca, tem a vazão muito reduzida. Com o término das obras, a capacidade de distribuição de água tratada em litros por segundo será mais do que o dobro do que era produzido, chegando a até 25 litros por segundo.

“A interligação com o Sistema de Rio Grande de Cima vai resolver definitivamente os problemas de desabastecimento em períodos de seca. O sistema tem produtividade estável, mesmo em períodos de estiagem, pois a captação é feita no Rio Grande, que mantém o nível estável o ano inteiro”, afirmou o superintendente.

Além das obras de extensão de rede, também foi construído um reservatório com a capacidade de 100m³ e implantado um booster (propulsor) para melhoria do abastecimento no Loteamento Tiradentes.

“Investimos quase R$ 4 milhões, em parceria com o BNDES, para entregarmos as obras necessárias ao bem-estar de toda a comunidade do distrito de Amparo", finalizou João Henrique de Sá.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.