MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dia de Iemanjá será celebrado com Festival Odoiá em Búzios

Em Cabo Frio, Comunidade Terreiros cancelou festividade em função dos casos de Covid entre os integrantes

Por Vinícius Pereira
01/02/22 - 14:13
Dia de Iemanjá será celebrado com Festival Odoiá em Búzios Programação é restrita devido à pandemia | Foto: Divulgação/Filhos do Axé

O dia da Rainha do Mar será celebrado nesta quarta-feira, 2, com cerimônias em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Iemanjá é a grande homenageada.

Já em Cabo Frio, a festividade foi cancelada após membros da Comunidade Terreiro testarem positivo para Covid-19.

Festival Odoiá em Búzios

A partir desta quarta, o grupo Filhos do Axé realiza o Festival Odoiá, em louvor a Iemanjá, orixá da cultura africana de grande poder e importância, ligada à origem de várias divindades que compõem o universo religioso afro-brasileiro.

O festival terá início às 9h com a entrega do barco de Iemanjá na Praia da Gorda, localizada no final da Praia da Rasa, em área quilombola. Em seguida, será realizada uma live com o tema voltado para a cultura afro-brasileira na Praça dos Quilombolas. Estão previstas danças, músicas e performances dos participantes.

“Devido à nova variante ômicron, o evento foi restrito apenas à entrega religiosa que acontece no mar e uma live”, ressaltou a organização.

O grupo Filhos do Axé é composto por membros do grupo cultural KamanÁFrica e artistas com raízes na religião de matriz africana. O movimento recebe o apoio da secretaria de Cultura de Búzios e da Associação Comercial de Búzios, entre outros parceiros do município.

Além da programação religiosa, a celebração também terá um festival gastronômico. Vários restaurantes de Búzios estarão no roteiro com pratos especiais, apresentações culturais, exposições e feiras, até o dia 6 de fevereiro.

Restaurantes participantes:

A Doceria Maria Maria Café, na Rua das Pedras, traz o prato especial 'Odoiá sabor coco queimado'.

Já no restaurante O Porto dos Pescadores, moradores e turistas poderão apreciar o 'Peixe na brasa de Iemanjá' ou o 'Drink Mar Azul'. O local fica na subida da igreja de Sant'Anna.

No Madame Bardot, também na Rua das Pedras, todo o cardápio foi criado em homenagem a Iemanjá.

Concurso de estandartes Odoyá

Durante o festival também acontece um concurso de estandartes em homenagem a Iemanjá, elaborados e decorados por artesãos da cidade.

As obras ficarão expostas em diversos espaços culturais e comerciais de Búzios.

No dia 6, encerramento do festival, acontecerá a premiação dos três mais belos estandartes, com prêmios cedidos pela Associação de Hotéis de Búzios (AHB) e Associação Comercial (ACB).

Evento foi cancelado pelo segundo ano consecutivo Evento foi cancelado pelo segundo ano consecutivo | Foto: Divulgação/Comunidade Terreiros Cabo Frio

Festividade cancelada em Cabo Frio

A Comunidade de Terreiros de Cabo Frio e Região dos Lagos anunciou nessa segunda-feira, 31, o cancelamento das festividades de Iemanjá no município cabo-friense.

De acordo com Sandra Ribeiro Ekejí, presidente fundadora da comunidade, este é o segundo ano em que o evento precisa ser cancelado em função da pandemia, após vários membros terem testado positivo para Covid-19.

“Estamos na missão há muitos anos, mas a 15ª edição vai ter que esperar mais um pouco. Temos que evitar a disseminação do vírus. Muitos integrantes ainda estão se recuperando”, explicou Sandra.

Mesmo com as atividades reduzidas, o grupo organizou ações sociais durante o período de recolhimento. Alimentos foram recolhidos e doados a famílias em vulnerabilidade social nos bairros Tangará, Jardim Esperança e no Quilombo Preto Forro, em Cabo Frio.

Oficinas de reciclagem também foram ministradas por meio do projeto ‘Arte das mãos na cultura sustentável’.

“As mulheres aprenderam a reciclar os materiais para posteriormente enfeitá-los. Essa é uma das atividades que fizemos durante a pandemia, mantendo o distanciamento social”, disse a presidente.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.