MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Veja o passo a passo para instalar a nova carteira de identidade digital no seu celular

Documento é válido em todo o território nacional. Por enquanto, app é liberado apenas para identidades emitidas a partir de 5 de abril de 2019

Por Redação Multiplix
21/10/21 - 10:46
Veja o passo a passo para instalar a nova carteira de identidade digital no seu celular App “Identidade Digital RJ” pode ser baixado nas principais plataformas digitais | Foto: Divulgação/Governo do estado

Lançada nesta semana pelo governo do estado, por meio do Detran-RJ, o aplicativo “Identidade Digital RJ” já pode ser baixado nas principais plataformas digitais.

O novo app oferece mais praticidade para usar o documento no dia a dia. Com ele, é possível ter o documento de identidade também no telefone celular, com validade em todo o território nacional.

Mas, a “Identidade Digital RJ” estará disponível, inicialmente, apenas para quem tem a carteira de identidade emitida a partir de 5 de abril de 2019. Depois desta data, todos os documentos de identidade passaram a ser entregues com um QR Code na parte interna.

Com este código, indispensável, o usuário poderá baixar a versão digital. Os que tiverem a carteira sem QR Code poderão fazer a segunda via do documento e, depois, acessar o aplicativo.

Passo a passo pra baixar

  • 1- Baixar o aplicativo “Identidade Digital RJ” disponível nas plataformas Android e IOS

  • 2- Conceder as permissões necessárias para funcionamento do aplicativo

  • 3- Escanear o QR Code disponível na parte de dentro da identidade física

  • 4- Disponibilizar reconhecimento facial via aplicativo

  • 5- Criar uma senha numérica para fazer o login do aplicativo

  • 6- Se todos os dados estiverem corretos, o documento estará disponível no formato digital

Esse novo serviço não é obrigatório. Quem não quiser tirar a carteira digital poderá continuar usando o documento em papel.

Também vale reforçar que, após um período de 12 meses, será necessário refazer novamente o processo de autenticação obrigatório.

O governo informou que a intenção desse aplicativo é oferecer mais um benefício aos moradores do estado em seu processo de digitalização dos serviços.

"O Rio de Janeiro é um dos poucos estados do país a oferecer a nova tecnologia. O Detran-RJ já disponibiliza outros serviços pela internet, como o Posto Digital, o licenciamento anual de veículos e a carteira de habilitação digital. E esse aplicativo é mais um serviço do governo do estado, numa parceria entre Detran e Proderj, para facilitar a vida dos cidadãos fluminenses", explicou o governador Cláudio Castro.

O próximo passo será disponibilizar outros serviços no app, como marcação de serviços de identidade e localização das unidades de atendimento mais próximas, ainda segundo o estado.

Segurança

Para atender ao disposto na Lei Geral de Proteção de Dados, por enquanto, o aplicativo estará disponível apenas para maiores de 18 anos.

O Detran-RJ afirmou que monitora continuamente o ambiente tecnológico, com análises e testes de segurança da informação nos sistemas, seguindo os mais elevados padrões técnicos a fim de que seja possível proteger os dados (pessoais e sensíveis) dos usuários.

Entre as medidas de segurança adotadas para o software, o departamento destaca: validação de QR Code, reconhecimento facial, prova de vida e cadastramento de PIN (senha de acesso).

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.