MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

‘Semana da Ciência e Tecnologia’ chega a Nova Friburgo; veja a programação

Edição deste ano celebra o bicentenário da Independência do Brasil e conta com atividades em diversas cidades

Por Rômullo Espíndola
13/10/22 - 14:20
‘Semana da Ciência e Tecnologia’ chega a Nova Friburgo; veja a programação Edição anterior reuniu bom público, principalmente entre os jovens | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Despertar a curiosidade científica na população é o intuito da 19ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada pelo Ministério da Ciência, e que chegou a Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, na manhã desta quinta-feira, 13.

A edição deste ano celebra o bicentenário da Independência do Brasil e terá sete dias de evento, com participação de escolas e instituições de ensino espalhadas pelo município.

Criada em 2004, a SNCT passou a ser realizada anualmente durante o mês de outubro em todo o Brasil. O evento conta com a colaboração e participação das secretarias estaduais e municipais.

Segundo a organização, o objetivo é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Além disso, a programação também pretende estimular o contato imersivo com o tema através de palestras, cursos, oficinas, mostras, exposições, festivais, concursos, desafios e atividades que conectem a ciência e o público.

Como nas edições anteriores, serão realizados eventos e atividades gratuitos e abertos à comunidade, online e presenciais.

Confira a programação completa para Nova Friburgo:

Aberto ao público

13/10 (Quinta-feira)

  • 10h – Palestra online no canal do YouTube da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, com as estudantes Camily Pereira e Laura Drebe, desenvolvedoras do “SustainPads: absorventes sustentáveis e acessíveis a partir de subprodutos industriais”. Orientadas pela professora do IFRG, Flavia Twardowski.

18/10 (Terça-feira)

  • 14h – “A evolução da internet em Nova Friburgo”, com José Loyola Bechara, Denise Felippo e Maurício Rosemberg, no Espaço Arp, Avenida Conselheiro Julius Arp, 80, sala 218, bloco 2, sede do Sebrae;

  • 15h – “A evolução da vacinação, a erradicação de doenças no Brasil e a importância da pesquisa na área”, com Fabíola Penna;

  • 16h – “História da evolução industrial em Nova Friburgo”, com Janaína Botelho;

  • 17h – “Evolução tecnológica do comércio”. Também será realizada a exposição de objetos tecnológicos antigos e atuais, incluindo carros, e de robótica.

18/10 (Terça-feira) e 19/10 (Quarta-feira)

  • 9h às 18h – “Inova Friburgo” – Lançamento do hub de inovação da UFF Nova Friburgo, na sede da universidade, na rua Sílvio Henrique Braune, 22, no Centro. O programa destaca o papel da inovação e empreendedorismo no ensino, o desenvolvimento de soluções para o segmento saúde e parcerias com o mercado para integração regional.

19/10 (Quarta-feira)

  • 9h – “Histórico da Legislação Brasileira e como, na atualidade, ela não consegue acompanhar as mudanças rápidas”, auditório da OAB, Praça Getúlio Vargas, 89, no Centro, entrada pela rua Ernesto Brasílio. O palestrante é Alexandre Valença Lima.

20/10 (Quinta-feira)

  • 9h30 – “Conlestch: ecossistema de inovação e empreendedorismo”;

  • 10h – Cerimônia de abertura;

  • 15h35 – “O novo marco legal startups e as leis municipais de inovação”, com José Loyola Bechara, Valéria Braga, Vinícius Oberg e professor José Aranha.

Fechado para as instituições

13/10 (Quinta-feira)

  • 10h - Roda de conversa sobre mulheres na ciência e tecnologia, no Colégio Mercês.

17/10 (Segunda-feira) e 18/10 (Terça-feira)

  • Visitas guiadas no Cefet, com alunos do Colégio Municipal Rui Barbosa.

18/10 (Terça-feira)

  • Oficina de microscopia, no Colégio Odette Penna Muniz;

  • Visita ao planetário, com alunos da Escola Ceffa Flores.

19/10 (Quarta-feira)

  • Palestra - “Evolução Estrelar”, com professores da rede em várias instituições.

20/10 (Quinta-feira)

  • Visitas guiadas no Cederj, com alunos de diversas instituições. A visita conta com a palestra “O uso dos ‘tics’ no processo de ensino-aprendizagem”.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2525-9231.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.