MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo é a 2ª cidade mais inteligente do Rio em meio ambiente: mas o que o título quer dizer?

Pesquisa feita em todo o Brasil classifica as cidades com maior potencial de desenvolvimento

Por Redação Multiplix
08/10/19 - 11:44
Nova Friburgo é a 2ª cidade mais inteligente do Rio em meio ambiente: mas o que o título quer dizer? Nova Friburgo foi classificada como a segunda cidade mais inteligente do estado e quinta do país na categoria meio ambiente | Foto: Alisson Dutra

Um levantamento feito pela empresa de consultoria Urban Systems em todas as cidades do Brasil colocou o município de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, na segunda posição do estado, e o quinto lugar no país, no levantamento de cidades inteligentes no quesito meio ambiente.

Para avaliar o Ranking ConnectedSmartCities 2019, a consultoria levou em conta as cidades que apresentavam o maior potencial de desenvolvimento, dividido por áreas como mobilidade, saúde, educação, meio ambiente, entre outras. Nova Friburgo se destacou nas categorias educação, em que o município alcançou a 2ª colocação no estado do Rio e a 32ª no país; e segurança, em que o município ocupou o 4º lugar no estado e 71º no Brasil.

O secretário deCiência, Tecnologia e Inovação da cidade, Marcelo Verly, acredita que o resultado do índice é motivo de comemoração em todo o município.

“Foram avaliados critérios como qualidade nos serviços de água e tratamento de esgoto, acesso à melhoria da infraestrutura da cidade, preservação ambiental. Foi um esforço conjunto, coletivo, multi-institucionale que passa por vários governos. Tivemos a agenda 21, plano diretor participativo e, em especial,o pós-tragédia, em que fomos muito afetados e passamos a estruturar um sistema de monitoramento”, explica Verly.

O Programa Nova Friburgo Cidade Inteligente foi uma das ações implantadas, em 2015, com o objetivo de promover o monitoramento do município. Uma estrutura de câmeras que funciona 24 horas por dia, e sete dias por semana, é responsável pelo videomonitoramento da cidade, desde o distrito de Conselheiro Paulino, passando pelo Centro, pela Ponte da Saudade, até o bairro do Cônego.

Para Marcelo Verly, é importante ressaltar a diferença entre a central de monitoramento por câmeras da cidade e o conceito de Cidade Inteligente que deu a Nova Friburgo a chance de fazer parte do Ranking ConnectedSmartCities 2019.

“Durante algum tempo, o termo Cidade Inteligente ficou associado ao uso de tecnologias de apoio à gestão urbana e de serviço. O conceito é mais amplo e tem incorporadas duas outras variáveis, as Cidades Inteligentes Humanizadas e as Cidades Inteligentes Sustentáveis, que englobam ações não só do poder público, mas também da sociedade civil; as instituições e a população trabalham em conjunto em prol da melhoria da qualidade ambiental, a busca de soluções de problemas do cotidiano, desenvolvimento educacional, científico e tecnológico, inovações que aproximam a gestão pública da população”, diz.

Para quem tiver interesse em saber mais sobre a pesquisa que ranqueou Nova Friburgo como a segunda cidade mais inteligente na categoria meio ambiente no estado do Rio, basta acessar o site www.connectedsmartcities.com.br.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.