Chafariz de praça em Nova Friburgo recebe nova iluminação
Espaço localizado em ponto turístico da cidade ganhou luzes coloridas nesta semana

Um dos principais pontos turísticos de Nova Friburgo, a Praça Getúlio Vargas, está com uma novidade para turistas e moradores: o chafariz do espaço recebeu uma nova iluminação a partir da última semana. A novidade se deu em razão de uma parceria da Secretaria de Serviços Públicos e a iniciativa privada, que financiou a instalação de lâmpadas, com uma iluminação colorida, se tornando o espaço ainda mais atrativo para quem passa pelo local.
O secretário de Serviços Públicos de Nova Friburgo, Amarílio Salarini, comentou a respeito da ação realizada no espaço.
“Essa é uma preocupação constante do Governo Municipal, em não só de cuidar, mas também de recuperar os nossos espaços públicos, como temos feito bastante, nas praças, fontes, canteiros e o chafariz, que fica na praça central da cidade, dando um destaque a mais com a nova iluminação que foi implantada"”, declarou.
Praça Getúlio Vargas
A Praça Getúlio Vargas possui 360 metros de comprimento e aproximadamente 50m de largura e foi criada através e um projeto do paisagista francês Auguste François Marie Glaziou, executado pelo arquiteto Carlos Engert e financiado pelo Barão de Nova Friburgo, Antonio Clemente Pinto. O local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1972, por ter construções ecléticas e de estilo germânica ao seu redor. Ela foi classificada como conjunto arquitetônico e paisagístico.
Atualmente, o ponto turístico passa por um processo de requalificação previsto em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal (MPF) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com o intuito de regulamentar o corte e poda de árvores na praça em obras previstas para começar em março de 2019.
O caso foi tema de audiência pública realizado no fim de agosto na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Nova Friburgo em que se produziu uma carta a ser entregue a instituições como Prefeitura, Câmara de Vereadores, Fundação Dom João VI, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e para os gabinetes dos deputados estadual Wanderson Nogueira, e federal Glauber Braga.