MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Que tal passar o Carnaval meditando? Você trocaria a folia por uns dias em um retiro espiritual?

Longe dos batuques e da purpurina, algumas pessoas buscam exatamente o que esse período não oferece: silêncio e espaços reservados

Por Nai Frossard
16/02/23 - 10:56
Que tal passar o Carnaval meditando? Você trocaria a folia por um retiro espiritual? Carnaval transcendental no Ashram Vrajabhumi, em Teresópolis | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma das festas mais populares do mundo e a maior do Brasil, o Carnaval divide as pessoas em dois grupos: as que amam e as que fogem de qualquer resquício de folia.

Longe dos batuques e da purpurina, algumas pessoas buscam exatamente o contrário: paz, silêncio e meditação.

Em Teresópolis, todos os anos, o Asham Vrajabhumi - um local específico para meditação - faz uma programação diferente do que acontece nesse período de samba e fantasia.

Lá, o movimento é outro: ioga, mantras, palestra, caminhadas, danças e atividades devocionais.

Ashram Vrajabhumi faz atividades para quem busca paz e silêncio durante o CarnavalAshram Vrajabhumi faz atividades para quem busca paz e silêncio durante o Carnaval | Foto: Reprodução/Rede Social

Nesse ‘Carnaval Transcendental’, o ponto central vai ser um estudo completo do livro ‘Bhagavad-gita’, durante cinco dias de retiro espiritual. Um dos organizadores do evento, Ricardo Leite Pereira, o diretor da Pousada e Spa Vrindasana explica:

As pessoas que procuram o retiro estão fugindo do barulho e da bagunça do Carnaval. Buscam um local distante disso tudo, com muita paz e muito silêncio, nessa vibração de meditação, de paz, de muita tranquilidade e de autoconhecimento.

Na programação, estão práticas de 'Hatha Yoga', 'Pranayamas' (técnicas respiratórias), 'Ayurveda' (medicina indiana) e outras sabedorias orientais. “Fugimos da folia carnavalesca. A nossa folia aqui é espiritual”, destaca Ricardo.

A proposta é outra, bem diferente da festa de fantasias e máscaras. O foco é nas manifestações divinas, nos sentimentos de desapego e felicidade, e, por exemplo, no tema ‘como encontrar Deus dentro de si’.

Enquanto no Carnaval a festa é ‘para fora’, no retiro, a celebração é interior.

Vladimir Hersen faz retiros itinerantes de meditação e iogaVladimir Hersen faz retiros itinerantes de meditação e ioga | Foto: Divulgação/Vladimir Hersen

O professor de ioga, Vladimir Hersen, conta que passou a montar grupos particulares nessa época do ano.

Ele monta uma agenda personalizada, com atividades de meditação e ioga, de acordo com a necessidade do grupo.

‘Imersão na Paz’ é o programa de Vladimir, com práticas de ioga, meditação e respiração.

Participar de um retiro pode mudar a vida da pessoa. Como o nome já diz, retiro possibilita que a pessoa se retire da rotina dela, dos problemas e viva experiências novas.

Ele disse que um retiro personalizado e itinerante (ele pode ir até onde a pessoa está), a pessoa que escolhe o grupo, o lugar e o tempo de imersão.

Vladimir planeja a jornada imersiva e conduz as práticas para promover a paz interior – atividade que ele exerce há 30 anos:

Para que a pessoa chegue em um lugar diferente, é preciso mudar o caminho. Se não mudar a direção, a pessoa vai chegar ao mesmo lugar.

Vladimir afirma que muitas pessoas procuram os retiros como uma alternativa ao estilo de vida agitado e procuram momentos de introspecção e conexão consigo mesmas.

Além disso, completa ele, os retiros podem oferecer uma comunidade acolhedora e um ambiente tranquilo:

Pode ser uma oportunidade para descansar, se renovar e se reconectar com a natureza.

Para quem quer fugir do barulho do Carnaval, Vrajabhumi tem programação de 5 diasPara quem quer fugir do barulho do Carnaval, Vrajabhumi tem programação de 5 dias | Foto: Reprodução/Rede Social

Então, se você ficou interessado em aproveitar o Carnaval para se autoconhecer, outras informações sobre o retiro na Pousada Vrindasana, o Ashram e o trabalho do Vladimir Hersen estão nesses perfis nas redes sociais.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.