MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Você sabia? Aplicativo auxilia na escolha de alimentos mais saudáveis

Passando o código de barras, instantaneamente, aparecem os ingredientes e a tabela nutricional traduzidos em notas, do pior ao melhor

Por Sara Schuabb
13/02/19 - 11:20
Você sabia? Aplicativo auxilia na escolha de alimentos mais saudáveis Aplicativo permite descobrir os ingredientes e a tabela nutricional de alimentos industrializados | Foto: Banco de Imagem

Quando escolhemos um produto alimentício industrializado aromatizado, cremoso, com aparência apetitosa, não devemos esquecer que provavelmente ele esconde aditivos químicos em sua composição. Os antioxidantes usados servem para evitar que os produtos estraguem, os acidulantes, adoçantes e aromatizantes para ressaltar sabores e aromas e os corantes para mudar a aparência.

Para ajudar o consumidor na escolha de um produto industrializado de melhor qualidade, na correria do dia a dia, foi lançado um aplicativo de celular chamado Desrotulando, com foco na qualidade nutricional.

Com ele, você pode descobrir as características dos produtos sozinho. Passando o código de barras, instantaneamente, aparecem os ingredientes e a tabela nutricional traduzidos em uma nota, de 0 a 100, do pior ao melhor. Produtos com muito açúcar, sódio ou ingredientes artificiais perdem pontos. Enquanto os mais naturais, com fibras alimentares e ricos em nutrientes ganham ponto.

Hanne Schwab, que precisa evitar gordura hidrogenada, aderiu ao aplicativo e disse que tem ajudado na hora da escolha de um produto mais saudável. “Em geral, os alimentos muito processados não são recomendáveis. Foi difícil achar um requeijão bom, pois percebi que metade dos ingredientes são produtos químicos. Sabendo disso, acabei substituindo pela ricota fresca.", diz.

De acordo com o nutricionista Carlos Henrique Pirazzo, esta é uma ferramenta interessante para agregar o conhecimento sobre os produtos a serem consumidos. Porém, diz ficar receoso se a excessiva preocupação da população se tornar um transtorno.

“A meu ver, o alimento isolado por si só não quer dizer que você está se alimentando bem ou não. Isso depende de uma avaliação individual com o nutricionista. Ou seja, às vezes um alimento considerado vilão pelo aplicativo pode se encaixar em sua rotina alimentar sem prejuízos. Mas, que é uma ferramenta interessante, é sim, mas não substitui o profissional.”, afirma.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.