MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Vídeo flagra momento em que uma pessoa escreve frase homofóbica na fachada da Câmara de Cabo Frio

Outros locais também foram rabiscados com discursos de ódio. Na última semana, prédios do Centro também foram alvo de vandalismo

Por Déborah Carvalho
28/06/22 - 15:59
Vídeo flagra momento em que pessoa escreve frase homofóbica na fachada da Câmara de Cabo Frio Câmara registra ação de vandalismo na madrugada desta terça-feira | Foto: Reprodução/Prefeitura de Cabo Frio

Neste dia que celebra o Orgulho LGBTQIA+, a cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, amanheceu, mais uma vez, com as marcas do preconceito.

Desta vez, o muro de um condomínio na avenida Francisco Mendes, uma banca de jornal na avenida Assunção, o muro da Câmara Municipal, no Centro, e o museu do Surfe, na Praia do Forte, foram rabiscados com frases homofóbicas.

As imagens do circuito de segurança da Casa Legislativa registraram o momento em que uma pessoa, que aparenta ser uma mulher, de vestido, casaco azul e mochila, escreve a mensagem que diz: "Os LGBTs são inimigos de Deus e da família".

A ação dura cerca de 40 segundos. O caso aconteceu na madrugada de hoje, por volta das 2h.

O presidente da Câmara, Miguel Alencar, repudiou o ato durante a sessão desta terça, 28.

Vamos repudiar qualquer ato discriminatório conta raça, cor, etnia, religião e gênero. Não vou admitir ou aceitar que esse caso de vandalismo e homofobia passe impune.

A Câmara Municipal informou ainda que, "de acordo com o artigo 163 do Código Penal, causar dado ao patrimônio público é crime, com pena de detenção de 1 a 6 meses ou multa. E em 13 de junho de 2019, o STF determinou que discriminação por orientação sexual e identidade de gênero é crime, enquadrando a conduta na Lei de Racismo. Em nosso município, também contamos com a Lei 2.334, de 7 de janeiro de 2011, do então vereador Aires Bessa, que institui o Dia Municipal de Combate à Homofobia".

As imagens já foram entregues à delegacia, onde foi feito o registro da ocorrência para que os responsáveis sejam identificados e punidos. Uma perícia foi realizada na tarde de hoje.

Mensagem de ódio foi escrita no muro da Câmara, no CentroMensagem de ódio foi escrita no muro da Câmara, no Centro | Foto: Reprodução/Câmara de Cabo Frio

O Grupo Iguais emitiu uma nota de repúdio lamentando mais um ocorrido.

“As investidas contra cidadãos LGBTI+ tem tido incidência em todos os países, e o Brasil, lamentavelmente, se destaca nesses atos criminosos entre as nações mais LGBTIfóbicas do mundo. Da mesma maneira, discursos de ódio contra pessoas LGBTI+, se evidenciam cada vez mais nas redes sociais e em espaços comuns, públicos e privados. Parte disso se dá pela falta de punibilidade e omissão que por conseguinte chancelam a violência LGBTIfóbica. Precisamos de um basta!”

Segundo caso em menos de uma semana

Na última quinta-feira, dia 23, pelo menos seis imóveis amanheceram com paredes e muros rabiscados com mensagens de ódio, entre eles, a prefeitura, a sede da Paróquia Nossa Senhora Assunção e outros pontos no centro da cidade.

Nota de repúdio na íntegra do Grupo Iguais

O Grupo Iguais vem mais uma vez expressar o seu veemente repúdio contra os atos de vandalismo que ocorreram mais uma vez em menos de uma semana por meio de frases LGBTIfóbicas pichadas em muros de diversos pontos da cidade de Cabo Frio – RJ. Dessa vez, os pontos grafados foram uma banca de jornal da avenida Assunção, o muro de um condomínio na Avenida Francisco mendes, bem como a Câmara Municipal e o museu do Surfe na Praia do Forte.

As investidas contra cidadãos LGBTI+ tem tido incidência em todos os países, e o Brasil, lamentavelmente, se destaca nestes atos criminosos entre as nações mais LGBTIfóbicas do mundo. Da mesma maneira, discursos de ódio contra pessoas LGBTI+, se evidenciam cada vez mais nas redes sociais e em espaços comuns, públicos e privados. Parte disso se dá pela falta de punibilidade e omissão que por conseguinte chancelam a violência LGBTIfóbica. Precisamos de um basta!

O Grupo Iguais convoca toda a sociedade Cabofriense para refletir e se engajar no combate humanitário contra à intolerância que diariamente ceifa vidas no nosso país, para que atos como este sejam banidos da nossa sociedade.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.